Destaque - 12 maio 2020

“A enfermagem sempre foi protagonista no combate a pandemias e grandes doenças”

No Dia da Enfermagem, professora da PUCPR fala sobre a importância destes profissionais

Dia da Enfermagem professora da PUCPR fala sobre a importância destes profissionais

O Brasil conta hoje com mais de 2 milhões de enfermeiros, segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem. No dia a dia da assistência direta, eles são os responsáveis por cuidar e acompanhar os pacientes 24 horas por dia. E todo este trabalho de dedicação é celebrado no dia 12 de maio, o Dia Internacional da Enfermagem, que em 2020 ganhou contornos mais comoventes com a pandemia do novo coronavírus.

Estes profissionais passaram a ser percebidos como uma força de trabalho essencial na linha de frente do combate à COVID-19, atuando tanto na triagem de casos suspeitos nas Unidades Básicas de Saúde, quanto no acompanhamento de pacientes diagnosticados com a doença, em Unidades de Tratamento Intensivo e Unidades de Internação de hospitais.

Segundo a professora Ana Beatriz Rodrigues Costa, coordenadora do curso de Enfermagem da PUCPR, apesar de ter ganho destaque neste momento, o trabalho da enfermagem é historicamente importante. “A enfermagem sempre foi protagonista no combate a pandemias e grandes doenças. O foco do nosso trabalho é a prevenção. O trabalho do enfermeiro é parte da espinha dorsal do sistema de saúde, sem esses profissionais ele não funciona”, explica. Na história, enfermeiros colaboraram de forma decisiva, por exemplo, no atendimento a vítimas durante as grandes guerras e também na pandemia de gripe espanhola, que carrega semelhanças com o contexto atual.

Profissão feita de coragem

A atuação no combate à pandemia requer também muita coragem. O contato constante com pacientes com a COVID-19 faz com que o risco de contaminação seja maior para quem atua na área de saúde. De acordo com números do Observatório de Enfermagem, são 13.522 casos de profissionais de enfermagem infectados em todo o país. “Eles são altruístas, muitas vezes cuidam mais dos outros do que de si. Vários deles mesmo sendo do grupo de risco preferem continuar trabalhando porque sabem que são necessários, o que causa o adoecimento de muitos deles”, observa a professora.

Por esta razão, de acordo com Ana Beatriz, além de celebrar a existência desses profissionais é necessário usar o Dia da Enfermagem para refletir sobre o trabalho de forma mais aprofundada: “É preciso olhar com cuidado para este profissional, para as necessidades dele, dar condições de trabalho adequadas, oferecer EPIs em quantidade e qualidade correta, por exemplo”.

Preparação desde cedo

Tamires Moraes e Rozivanha Mendes são estudantes do 7º período de Enfermagem e estão fazendo voluntariado no CEASA, pela SESA/PR.

Para quem ainda está estudando, este é um importante momento de preparação. No curso de Enfermagem da PUCPR os professores têm feito um esforço para converter o momento de pandemia em um período de aprendizado e reforço dos valores da profissão. “Essa é uma conversa que está no nosso dia a dia. Temos feito contato com profissionais que trabalham em outros países, inclusive alumni da PUCPR, para trocar conhecimento sobre a enfermagem, enfrentamento à COVID-19 e diferenças nos protocolos de atendimento com alunos dos primeiros anos para aproximá-los desta realidade”, conta a professora Ana Beatriz.

Outros estudantes mais avançados na graduação se voluntariaram para trabalhar como estagiários no combate à doença, inclusive em Unidades de Terapia Intensiva. A experiência valerá como estágio obrigatório, mas a professora observa que esta não foi a maior motivação dos estudantes. “Eles foram, principalmente pela oportunidade de aprender. Essa é uma característica do profissional de enfermagem. Ele vê situações como esta como oportunidades de aprender e colaborar”.

Importância destacada mundialmente

Em 2019, antes mesmo do início dos casos de coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou a campanha Nursering Now, uma ação internacional de empoderamento dos profissionais de Enfermagem. No Brasil, ela é realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com o Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.

Origem da data

O Dia da Enfermagem, celebrado mundialmente em 12 de maio resgata a memória de Florence Nightingale, enfermeira britânica nascida em 1820 que atuou no atendimento a feridos na Guerra da Criméia e foi a pioneira no modelo que atendimento que separa os pacientes de acordo com a complexidade. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, comemora-se também a Semana da Enfermagem entre os dias 12 e 20 de maio. Além de Florence, a semana também homenageia Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.