Escola de Belas Artes - 31 maio 2023

Obra Terra em Transe, que inspirou o nome do cineclube, será exibida no dia 01/06

Sessão especial do longa de 1967, de Glauber Rocha, terá a presença do presidente da Abraccine

Terra em Transe Glauber Rocha

Uma das principais obras do cineasta brasileiro Glauber Rocha, Terra em Transe (1967), encerrará o Cineclube. A sessão especial do título que inspirou o nome do projeto do curso de Cinema e audiovisual será no dia 01/06, às 19h, na Arena Digital PUCPR.

O filme se passa em um país fictício da América Latina, chamado Eldorado. O local é palco de uma confusão interna desencadeada pela luta em busca do poder. No elenco estão Jardel Filho, Paulo Autran e José Lewgoy, entre outros.

Convidado

O encontro terá a presença do jornalista, crítico e curador de cinema Marcelo Miranda, presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Convidado Marcelo MirandaMestre em Comunicação pela UFMG, ele colaborou para diversas publicações impressas e virtuais, como os jornais “O Tempo, “, “Folha de S.Paulo”, “Valor Econômico”, “O Estado de São Paulo” e as revistas “Cinética”, “Teorema” e “Zingu!”, entre outras. Também atua como produtor, apresentador e editor de podcasts, entre eles “Saco de Ossos”, “Hora do Espanto” e “Cinemático”, entre outros.

Marcelo é curador de diversos festivais, incluindo CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e Mostra Cinema Conquista. Co-organizador do livro “Revista de Cinema: Antologia” (Azougue), que reúne artigos e ensaios da crítica em Minas Gerais dos anos 1950 e 60.

Sócio-fundador da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), da qual é presidente na gestão 2021-2023.

Cineclube

O cineclube é um projeto que tem o objetivo de conectar a comunidade com os realizadores locais e ajudar na formação de repertório do público. As exibições são gratuitas e ocorrem duas vezes ao mês.

Serviço

Cineclube Terra em Transe – Terra em Transe (1967)

Quando: 01/06 às 19h

Onde: Arena Digital PUCPR, na Rua Imaculada Conceição, n° 1.155, no Prado Velho.

Entrada gratuita

Sessões anteriores
Filme paranaense ‘Mirador’ abre programação do Cineclube Terra em Transe
Premiado filme paranaense “A mesma Parte de um Homem” foi exibido no dia 27/04
‘Incêndios’, de Denis Villeneuve foi exibido no dia 10/05
Cineasta Agnès Varda será homenageada no Cineclube Terra em Transe na próxima terça-feira, dia 23 de maio