Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 10 maio 2023

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, ‘Incêndios’, de Denis Villeneuve, é exibido no Cineclube

Produção será comentada pelo professor e escritor Daniel Pala Abeche

cineclube Terra em Transe

O celebrado filme franco-canadense Incêndios (2010), de Denis Villeneuve, será exibido na quinta-feira (11/05), na Arena Digital PUCPR, às 19h. A obra será comentada pelo professor e escritor Daniel Pala Abeche, como parte do projeto “Sessão do Professor”, do Cineclube Terra em Transe.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011, ele conta a história de um casal de irmãos gêmeos que, depois de perder a mãe, descobre a existência de um irmão e do pai, que acreditavam estar morto. A jornada em busca de respostas os levam até o Oriente Médio. O longa-metragem é um dos títulos que deu renome a Villeneuve, famoso por dirigir grandes produções hollywoodianas, como A Chegada (2016), Blade Runner 2049 (2017) e Duna (2021), entre outras.

Sobre o convidado

Daniel Pala Abeche, paulista de nascença e de criação, paulistano durante 12 anos por opção, reside em Curitiba desde 2015 por um misto paradoxal de contingência e alguma espécie de destino. Antigo frequentador assíduo de bares da Rua Augusta, hoje frequenta sorveterias e praças com Alice, sua filha.

Professor universitário e pesquisador em filosofia da linguagem, estéticas e poéticas, é doutor em filosofia e mestre em comunicação e semiótica. Músico nas horas vagas e aspirante à cozinheiro nas horas impróprias, é um apaixonado inveterado (e incurável) por cinema e literatura. É no vinil, em uma boa cachaça mineira, e também na poesia, que encontra refúgio para suportar os desmontes e intempéries da existência.

Conheça a iniciativa

O Terra em Transe é um projeto do curso de Cinema e audiovisual da PUCPR, que tem como objetivo conectar a comunidade com os realizadores locais e ajudar na formação de repertório do público. As exibições ocorrem duas vezes ao mês. A curadoria da “Sessão do Professor” é feita por um docente da PUCPR, convidado pela organização do cineclube.

Cineclube Terra em Transe – Incêndios (2022)

Quando: 11 de maio, às 19h

Onde: Café da Arena Digital da PUCPR, na Rua Imaculada Conceição, n° 1.155, no Prado Velho.

Entrada gratuita.