Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 22 maio 2023

Cineasta Agnès Varda será homenageada no Cineclube Terra em Transe no dia 23/05

Serão exibidos dois curtas-metragens como parte da “Sessão Direitos Humanos”

No Cineclube, serão exibidos dois curtas-metragens como parte da “Sessão Direitos Humanos” da terra em transe

A cineasta Agnès Varda, pioneira da Nouvelle Vague francesa, será homenageada no próximo encontro do Cineclube Terra em Transe, no dia 23 de maio. Na ocasião, serão exibidas duas produções da diretora: os curtas-metragens Panteras Negras (1968) e Resposta das Mulheres (1975).

A atividade faz parte da “Sessão Direitos Humanos”, que busca debater a presença de temas sociais dentro de obras importantes da cinematografia mundial. Quem comanda o debate com o público são as pesquisadoras Luanna Abreu (UTFPR) e Daiana Allesi (PUCPR), que também fizeram a curadoria dos curtas.

Sobre a diretora

Agnès Varda nasceu em Bruxelas, na Bélgica, e foi radicada na França. Sua obra é conhecida pelas críticas sociais e por se envolver em diferentes frentes do processo cinematográfico, como roteiro, produção e fotografia. Deixando como legado uma extensa filmografia, ela morreu em março de 2019.

Panteras Negras é um documentário rodado com militantes do movimento negro nos Estados Unidos no calor das lutas raciais da década de 1960. Resposta das Mulheres nasceu de uma pergunta feita por um canal francês a várias cineastas: “O que é ser uma mulher?”. Com esse desafio, a diretora questionou os papéis das mulheres numa sociedade patriarcal.

Sobre as convidadas

cineclube terra em transe sessão direitos humanos convidadaLuanna Abreu é formada em Jornalismo pela UFPR e Design pela UTFPR. Atualmente é pesquisadora de gênero e cinema no programa de Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Trabalhou com produção cinematográfica na área de direção de fotografia, tendo realizado filmes de curta e longa-metragem. Realizadora do projeto Mulheres do Audiovisual Paranaense, dentro do Design trabalhou em diversas agências em Curitiba.

Daiana Alessi é advogada e professora da PUCPR. É pesquisadora em gênero e direito das mulheres. Tem mestrado em direitos humanos e políticas públicas. Atualmente cursa o doutorado no programa de Tecnologia e Sociedade pela UTFPR.

Conheça a iniciativa

O Terra em Transe é um projeto do curso de Cinema e audiovisual da PUCPR, que tem como objetivo conectar a comunidade com os realizadores locais e ajudar na formação de repertório do público. As exibições ocorrem duas vezes ao mês.

Cineclube Terra em Transe – Especial Agnès Varda

Quando: 23 de maio, às 19h

Onde: Arena Digital PUCPR, na Rua Imaculada Conceição, n° 1.155, no Prado Velho.