Planeta PUC

Planeta PUC - 07 jun 2019

Planeta PUC 2019: Produção de sementes sintéticas surpreende estudantes

No primeiro dia de Planeta PUC, visitantes levaram suas próprias sementes sintéticas para casa

resultado_do_processo_do_encapsulamento_e_semente_que_ficara_conservadaUma técnica de encapsulamento de material vegetal (brotos, embriões somáticos, gemas, etc), que une as áreas da Ciências Biológicas, Biotecnologia e Agronomia, foi uma das atrações desses cursos no primeiro dia de Planeta PUC 2019. Em um dos laboratórios da Escola de Ciências da Vida, visitantes puderam realizar o procedimento.

A utilização de sementes sintéticas acontece com o objetivo de conservar materiais que perdem viabilidade em curto período de tempo, como plantas com sementes recalcitrantes e propágulos de espécies raras ou ameaçadas de extinção.

Inscreva-se no vestibular de Inverno

Além de fazer parte dos conhecimentos aprendidos ao longo dos cursos de graduação, esse recurso pode ser utilizado na atuação de profissões ligadas ao meio ambiente e à agricultura. Essa técnica biotecnológica é utilizada na agronomia, como inovação tecnológica no cultivo da cana de açúcar e na biologia, para o salvamento de plantas.

“Nós coletamos uma parte do material vegetal e multiplicamos in vitro. Depois, a gente fragmenta isso e encapsula em alginato de sódio”, explica a professora Karen Kubo, coordenadora do curso de Biotecnologia. O resultado do processo é uma cápsula resistente que envolve o explante escolhido. Os estudantes puderam levar suas próprias amostras para casa.

estudantes_encapsulam_suas_proprias_sementes
Visitantes colocaram a mão na massa para realizar o experimento

Eduarda Carolina, estudante do terceiro ano do Ensino Médio no colégio Clotário Portugal, se surpreendeu com a atividade: “não fazia ideia que dava para guardar uma semente assim”, conta. Ela sonha em cursar Agronomia para colaborar com o trabalho já realizado pela família.

recipiente_que_comporta_bolha_gerada_nop_encapsulamento
Resultado da oficina é levado para casa

A oficina de sementes sintéticas acontece novamente no segundo dia de Planeta PUC, nesta sexta-feira, dia 07 às 09 horas, no bloco verde, térreo.

VOCÊ QUER VIVER ESSA E MAIS EXPERIÊNCIAS? ENTÃO VISITE O PLANETA PUC