Destaque - 30 maio 2022

Estudantes do Projeto Comunitário organizam visitas para os beneficiários conhecerem a PUCPR

Crianças e adolescentes participantes dos projetos sociais "Maestro da Bola" e "Vida e Carreira" tiveram a oportunidade de visitar o Câmpus Curitiba da PUCPR

Um dos propósitos do Projeto Comunitário é possibilitar boas lembranças para os/as estudantes, além das instituições parceiras e seus beneficiários. Durante as atividades deste semestre, além dessas lembranças, as ações sociais em parceria com os projetos sociais Maestro da Bola e Vida e Carreira, também proporcionaram uma experiência diferente para as crianças e adolescentes beneficiários destes projetos: fazer uma imersão na PUCPR.

Os acadêmicos Gabriel Agenor Ferrari, do curso de licenciatura em Educação Física, e William Freire da Silva, do curso de Psicologia, estão participando da ação social no Projeto Maestro da Bola, do núcleo Vila Torres, onde auxiliam na prática do futebol para crianças de 07 a 14 anos. Além dessa atividade, eles também tiveram a ideia de levar as crianças não só para conhecer, mas para jogar futebol na quadra da PUCPR.

“Mostrar o nosso espaço, a nossa vivência e fazer com que essas crianças se sintam inseridas na PUC, na nossa quadra, e que é possível eles chegarem aqui, sabendo que nós fizemos esse meio de campo é bem satisfatório e eu só tenho a agradecer por fazer parte desse projeto”, destacou o acadêmico Gabriel.

Já para o acadêmico William, além de estar com esses jovens e mostrar a realidade de uma universidade, o Projeto Comunitário também foi uma oportunidade de aprofundar o conhecimento no futebol já que ele tem interesse em atuar na área de psicologia do esporte.

“Foi muito bom poder participar e conhecer a realidade do futebol, pois só confirmou que é isso mesmo que eu quero: atuar com psicologia do esporte”, informou William. “É muito bom ver que existem projetos assim, que não ensinam só o futebol, mas também a inclusão social, normas de comportamento”, ressaltou.

Já em outra ação social do Projeto Comunitário, “Vida e Carreira”, estudantes da PUCPR, proporcionaram uma imersão, dentro do Câmpus de Curitiba, aos alunos de ensino médio, de duas escolas estaduais do município de Almirante Tamandaré.

Algumas das propostas deste projeto consistiam em: fazer um tour pelo Câmpus, mostrando espaços como biblioteca e laboratórios, apresentação dos cursos e orientação sobre as formas de ingresso e permanência, por meio de bolsas, financiamentos, estágios remunerados, entre outros, para cursar uma graduação na PUCPR.

Um dos envolvidos neste projeto é o acadêmico Vitor Yonekichi Fujiki, do curso de licenciatura em História. “Acho muito importante que esses jovens tenham esse contato com a universidade, ainda mais que a maioria deles não tinha nenhuma expectativa de cursar uma graduação, porque não sabia qual carreira seguir ou simplesmente por não saberem ou não terem confiança em conseguir aprovação e pagar a mensalidade”, afirmou. “Foi uma experiência maravilhosa, principalmente em ver o brilho nos olhos deles e proporcionar esse atendimento maior para um público que muitas vezes não teria esse acesso”, acrescentou.