Destaque - 18 jan 2021

Dia da Universidade: histórias que começaram ou se transformaram na PUCPR

Em 61 anos, a PUCPR tocou a vida de várias pessoas, de diversas maneiras. Reunimos algumas das histórias que tiveram uma ajudinha da Universidade

Lucas Felippe, um dos egressos da PUCPR que criou um projeto transformador depois de passar pela Universidade. (Foto: arquivo pessoal)

Em seus 61 anos de história, a PUCPR fez parte da história de muitas pessoas, de estudantes a colaboradores. O ambiente universitário, além de ser responsável por instigar o conhecimento científico e desenvolver habilidades, também cria laços e oportunidades de abrir novos caminhos. Neste Dia da Universidade, reunimos algumas histórias que focam tocadas, de alguma forma, pela PUCPR.

Mais que um Silva

Rafael ingressou no curso de Fisioterapia da PUCPR por meio do Prouni. Começou a fazer Iniciação Científica, com uma pesquisa destinada ao cuidado de idosos hospitalizados. Depois, foi ao EUA apresentar um estudo sobre Saúde do Imigrante. Essas foram portas para a vida acadêmica internacional: o jovem paranaense partiu então para a Universitat of Bochum, na Alemanha, uma das mais prestigiadas do país, desenvolvendo pesquisas que buscavam fornecer aos profissionais da fisioterapia mais informações e ferramentas para o tratamento de pacientes com AVC.

Saiba mais sobre a história do Rafael

Sempre é tempo de começar

Regina sempre teve o sonho de cursar uma graduação, mas como ocorre com muitas outras mulheres, foi deixando esse objetivo para trás, dando prioridade à construção da história dos seus filhos. Primeiro, concluiu o Ensino Médio, aos 34 anos. Muitos anos depois, aos 61 anos, ingressou no curso que, de fato, queria fazer: Letras EAD (Português-Inglês) da PUCPR.

Conheça mais sobre a Regina

Profissão com propósito

Lucas Felippe sempre ouviu do pai que a educação transforma a vida das pessoas. Ingressou no ensino superior com uma bolsa do Prouni, mais exatamente no curso de Agronomia da PUCPR. Durante a trajetória profissional, identificou-se com o trabalho dos pequenos produtores e então criou uma empresa que pudesse fortalecer a agricultura familiar e aumentar o alcance dos alimentos orgânicos. Assim, contribuía com a democratização do mercado para os pequenos agricultores e com a qualidade alimentar de quem mora “na cidade”.

Saiba mais sobre a missão do Lucas com o seu trabalho

Uma vez filha da PUCPR, sempre filha da PUCPR

Durante esse último ano, quem nunca se perdeu no tempo e se perguntou: “que dia é hoje mesmo?”. Foi mais ou menos assim que Nicolle quase perdeu sua própria formatura. Mas uma vez filha da PUCPR, sempre filha da PUCPR: assim que a equipe responsável pelo evento na PUCPR percebeu a falta de Nicolle, entrou em contato. À distância, a pegaram pela mão, a ajudaram com todo o passo a passo e a acalmaram.

Conheça mais detalhes sobre a história da formatura da Nicolle