Gente da PUC

Gente da PUC - 01 jun 2020

Quando fazer uma graduação é a realização de um sonho

Aos 61 anos, estudante inicia sua primeira graduação

Regina, Letras EAD (Português-Inglês) da PUCPR, amor pela educação, nunca é tarde para estudar.
Regina durante a comemoração de seus 60 anos.

Regina Antonia Oleinik, uma das novas estudantes do curso de Letras EAD (Português-Inglês) da PUCPR, tem uma história inspiradora de amor pela educação. Desde sempre ela teve o sonho de cursar uma graduação, mas outras prioridades e mudanças em sua viva fizeram com que esse “sonho” fosse adiado.

Filha mais velha de uma família com cinco filhos, aos cinco anos entrou na escola. Regina amava estudar e aprendia rápido, mas aos 8 anos teve que abandonar os estudos para ajudar nas tarefas de casa. Aos 14 anos, Regina voltou a estudar no período noturno. De acordo com ela, sua mãe disse na época: “você já consegue comprar seus próprios lápis, então conseguirá retomar os seus estudos”. Infelizmente não seria por muito tempo. Mais uma vez, mudanças em sua vida deixaram o sonho da graduação mais longe: Regina se casou e foi morar no Rio de Janeiro.

Mais tarde, ela retornou a Curitiba e insistiu na educação. Retomou os estudos no programa de Educação para Jovens e Adultos e com 34 anos conseguiu concluir o Ensino Médio, o que já significou uma grande conquista para ela. O sonho da graduação demoraria ainda mais algum tempo, já que como mãe de 2 filhos, priorizou os estudos deles. A filha cursou Nutrição e uma especialização na PUCPR e foi então que Regina decidiu que seria o momento de ir atrás do seu sonho: começar uma graduação.

Na profissão de orçamentista desde os 14 anos, Regina pensou em cursar algo relacionado ao seu trabalho e em fazer um curso técnico. Chegou a prestar vestibular para Gestão Comercial mas, além de se formar bacharel o sonho de Regina incluía mais um ponto: ela sempre teve admiração pela PUCPR, segundo ela, “estudar na Universidade era mais que um sonho”. Um motivo a mais para se orgulhar da conquista da filha, anos antes. Com a oportunidade nas mãos, dessa vez não deixou escapar: apaixonada por português, Regina decidiu fazer vestibular para o curso de Letras EAD (Português-Inglês) da PUCPR.

Aposentada, e aos 61 anos, completados no dia 12 de maio, Regina iniciou sua primeira graduação na PUCPR. “Uma nova oportunidade para aprender e, quem sabe, uma nova profissão”, de acordo com ela:

Sempre é tempo de aprender

Para a Manoela Pierina Tagliaferro, gerente acadêmica de EAD da Universidade, “atuar na área de ensino sempre nos proporciona a possibilidade de ver belíssimas histórias de superação como a da Regina. Na modalidade à distância, esses casos são ainda maiores”. Manoela explica que os estudantes que ingressam nesse modelo de graduação precisam superar algumas barreiras, como a de aprender ou aprimorar o conhecimento no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

A gerente do EAD, porém, faz questão de salientar que não há idade limite para o conhecimento, nem para realizar sonhos. “Nunca será tarde para colocar em prática um sonho que ficou adormecido no passado, ou que esteja no presente. Uma graduação é uma oportunidade de aprender, mas também de conhecer novas pessoas, viver novas experiências, pessoais, acadêmicas e profissionais, e de tudo isso só devemos sentir orgulho mesmo e compartilhar com todos que estão a nossa volta”, comenta Manoela.