Destaque - 29 mar 2023

Curitiba 330 anos: como a PUCPR impulsiona o desenvolvimento da capital paranaense

Há mais de seis décadas, Universidade contribui para o desenvolvimento social e econômico da cidade com diversas iniciativas e parcerias

Foto do Tradicional Bondinho da Rua XV
Tradicional Bondinho da Rua XV. Foto de Lucilia Guimarães/SMCS

No dia 29 de março, Curitiba completa 330 anos e a PUCPR tem orgulho por, há mais de seis décadas, fazer parte dessa trajetória. Fundada na capital paranaense em 1959, a Instituição vem, desde então, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da cidade.

Ao longo de suas histórias, Universidade e cidade se confundem e a Instituição sempre teve consciência de seu papel social. Um exemplo é o Projeto Comunitário conduzido pela PUCPR, que completou 20 anos recentemente e se trata de uma disciplina destinada a todos os estudantes de graduação.

A intenção da Universidade com a iniciativa é levar os estudantes ao encontro de novos horizontes e desafios, incluindo a qualificação para a cidadania e a formação voltada à responsabilidade social, oferecendo-lhes além de conhecimento, lições de vida. Mais de 120 mil acadêmicos realizaram a disciplina, que possui parcerias com escolas municipais de Curitiba.

“Mais do que formar profissionais, queremos contribuir para a formação humana daqueles que escolhem a PUCPR como sua segunda casa. A solidariedade é um dos valores maristas e buscamos imprimi-la nas ações da Universidade, contribuindo, assim, para o fortalecimento de toda a sociedade curitibana”, afirma Rogério Renato Mateucci, Reitor da Instituição.

Outra ação importante voltada ao exercício da cidadania promovida pela PUCPR é o programa Lampedusa, que oferta, gratuitamente, cursos de Língua Portuguesa e oficinas profissionalizantes para pessoas em situação de refúgio e migração. Mais de 150 migrantes e refugiados já participaram do projeto.

A Universidade também conta com um processo seletivo exclusivo para moradores da comunidade Vila Torres, vizinha ao câmpus da Instituição na capital paranaense, ofertando bolsas de estudo e de permanência para esse público.

E por falar em bolsas de estudo, atualmente, 4,3 mil bolsistas estudam na PUCPR, entre bolsas integrais e parciais, do Prouni e bolsas sociais da Universidade.

Educação para o futuro

A inovação é outro elemento do DNA da PUCPR. A Hotmilk, ecossistema de inovação da Universidade, trabalha em diferentes frentes: P&D+I, inovação aberta, aceleradora + incubadora, educação e empreendedorismo. Possui mais de 350 startups aceleradas , além de ter conectado mais de 1,5 mil startups a grandes organizações por meio dos programas de inovação aberta, intermediando mais de 200 negócios. Além disso, possui uma estrutura física de 11 mil metros quadrados (m²) para a incubação de empresas com base tecnológica e inovadoras.

A PUCPR também está investindo em ambientes imersivos de aprendizagem, que utilizam ferramentas como realidade virtual, mista e expandida para que os estudantes sejam colocados em situações próximas do real para a solução de desafios. É uma experiência digital completa, que enriquece todo o processo de ensino e aprendizagem.

Importante destacar ainda a Cátedra Curitiba, parceria formalizada entre a PUCPR e o município de Curitiba em 2020, inspirada na experiência da Cátedra Barcelona, a fim de disseminar conhecimentos sobre questões de planejamento, gestão urbana e arquitetura da capital paranaense. A chancela Cátedra Curitiba reuni uma linha completa de atividades. O projeto conta com visitas guiadas que são parte de cursos de extensão abertos à comunidade, assim como a oferta de disciplinas em cursos de pós-graduação e atividades de curta duração, voltados à comunidade em geral com o objetivo de compartilhar as informações sobre experiências vivenciadas por Curitiba.

Uma união de esforços para formar pessoas maduras e capazes de superar a fragmentação e a oposição, caminhando lado a lado rumo à reconstrução do tecido das relações para uma humanidade mais fraterna. Esse objetivo vai ao encontro do chamado feito pelo Papa Francisco em setembro de 2019 para o desenvolvimento de um Pacto Educativo Global, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de ouvir com paciência, de diálogo construtivo e de compreensão mútua”.

“Somos uma Universidade que respeita e valoriza o passado, sabendo da importância de preservá-lo, mas que também olha para o futuro. Unimos inovação a uma educação humanizada, consciente dos problemas da sociedade e na busca constante para fazer do mundo um lugar melhor”, finaliza Mateucci.