Destaque - 22 fev 2022

Curso em parceria com a PUCPR propõe um novo olhar para a educação

Capacitação online e gratuita de 10 horas aborda o “Pacto Educativo Global” e pode ser feita por estudantes de todas as áreas

escola-de-direito-cursos-de-curta-duração
Foto de Katerina Holmes no Pexels

Em parceria com a PUCPR, o Farol 1817 (plataforma online de capacitação) oferece o curso Pacto Educativo Global, uma proposta apresentada pelo Papa Francisco em 2020 com o objetivo de trazer uma renovação da educação para o futuro. Para isso, propõe reflexões que incentivam uma educação integral, focada no diálogo, inclusão e colaboração.

O curso traz os principais conceitos abordados no Pacto, que tem como missão propor uma pausa para reflexão que possa transformar a educação e formar pessoas maduras, capazes de superar adversidades e construir relações mais fraternas.

Estudantes de todas as áreas podem realizar o curso, que emite certificado de 10 horas de participação. Educadores, famílias e demais interessados também podem se inscrever e realizar a capacitação a qualquer momento.

A partir do contato com os conceitos abordados, professores poderão desenvolver um novo olhar em sua missão; pais e famílias também entenderão seu papel essencial para uma educação transformadora e estudantes também poderão entender como fazer sua parte nesse processo que é, acima de tudo, colaborativo e focado na pessoa.

Por fim, enxergando a educação como caminho para humanizar o mundo, o Pacto traz a possibilidade de um processo educativo renovado, com uma cultura integral e participativa e que pode ser transmitida de geração em geração.

O curso

O curso faz parte da série Nos passos de Francisco, mas pode ser feito de forma independente. Ele é dividido em três partes: o pensamento educativo de Francisco; o instrumento laboris do Pacto Educativo Global; e os passos práticos para implementar os conceitos. Com linguagem simples e aulas curtas, o curso também disponibiliza documentos oficiais para embasar o tema. Assim, os vídeos trazem uma ideia geral dos conceitos e, quem quiser se aprofundar, conta com material selecionado.

Confira alguns dos conceitos e temas abordados:

– Educação baseada em diálogo;

– Aliança Educativa;

– Aldeia educativa;

– Processo educativo;

– Educação para o acolhimento;

– Integração das três linguagens: coração, mente e mãos;

– Relação intergeracional.

Serviço:

Curso Pacto Educativo Global

Duração: 10 horas (com certificado)

Gratuito. Inscreva-se aqui.