Extensão Universitária

Extensão Universitária - 10 maio 2024

Estudantes da PUCPR auxiliam idosos no uso de tecnologias

A atividade, que promove a inclusão digital de idosos, ocorre no Cedivida, instituição parceira do Projeto Comunitário da Universidade

Estudantes do Projeto Comunitário da PUCPR, inscritos na ação social digisênior, inclusão digital para idosos, auxiliam idosos de Curitiba no uso das diversas funcionalidades dos celulares e computadores. Por meio da ação, o objetivo é orientar esse público para o uso correto de aplicativos, navegar pela internet, redes sociais, acessar a câmera para fotos e vídeos, entre outras. A atividade acontece no Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa (Cedivida), no bairro Alto da Glória, em Curitiba.

A estudante Tatiane Campos de Lima Nascimento, do curso de Psicologia, conta sua experiência como integrante dessa atividade. “É um curso que ensina a mexer em todas as funcionalidades do celular e a gente percebe a dificuldade deles, ao ter algumas pessoas que nem conseguem ligar direito, outras com medo até de segurar o aparelho. Muitas vezes é algo tão básico para nós, mas para eles é muito”, relatou.

“Alguns nem mensagem conseguem enviar, por isso acho muito importante eles aprenderem essas ferramentas, principalmente para a socialização, para que possam se comunicar com a família e amigos, pois vemos na psicologia o quanto uma mensagem de bom dia já faz com que o dia seja melhor e eles tendo isso no telefone deixa eles muito felizes”, destacou. “É muito importante que as pessoas mais jovens participem desse momento, pois isso demonstra empatia e acabamos lembrando muito dos nossos pais, avós. É muito bom estarmos aqui”, completou.

Para o aposentado Renato, um dos idosos que recebem esse auxílio, os momentos são bem aproveitados. “Estou muito contente de poder aprender essas coisas, porque é importante para nós. O apoio que os estudantes dão aqui é muito bom, facilita o ensino e o carinho que cada um tem aqui ajuda muito. É algo tão simples e natural usar o celular, mas para a gente é muito complicado esse aparelho”, destacou o aposentado. Para ele, não é apenas aprender a utilizar um celular, mas também a inclusão.

“Eu estava totalmente fora do mundo, excluído de tudo e aqui é o único lugar em que eu sinto que sou aceito”, completou Renato.

Todas as atividades do Cedivida são voltadas à promoção da qualidade de vida e garantia da defesa e dos direitos dos idosos. De acordo com Monique de Lazari Betenheuser, responsável técnica da instituição, o contato dos estudantes do Projeto Comunitário com os idosos ajuda muito para o relacionamento social e, principalmente, no contato intergeracional.

“Quando esse público vai envelhecendo, muitas vezes ele perde o contato com pessoas de idades, crenças e ideias diferentes, então esse contato do estudante com eles é muito importante, por ser algo novo, vai além do convívio com a nossa equipe. Além disso, o Projeto Comunitário da PUCPR vai segundo o que a gente preza aqui no Cedivida, são interesses que se cruzam, com vivências diferentes e os nossos idosos adoram essa troca”, disse Monique.