ProUni

ProUni - 22 mar 2023

Estude na PUCPR com bolsas parciais ou integrais por meio do Prouni

Tire suas dúvidas sobre o processo do Prouni na Universidade

imagem com fundo roxo e escrita em destaque amarelo e branco "inscrições ProUni"

As inscrições para ingressar na PUCPR, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos), do Governo Federal, estão abertas de 28 de fevereiro a 03 de março.

Por meio do Prouni, o candidato com renda familiar bruta mensal, de até 1,5 salário mínimo, por pessoa, pode estudar na PUCPR com bolsa integral (100%). Já os candidatos com renda familiar bruta mensal, de até 3 salários mínimos, por pessoa, pode estudar com bolsa parcial (50%).

Além disso, o Prouni pode ser utilizado apenas por candidatos que não tenham curso superior e que tenham atingido, no mínimo, 450 pontos de média nas notas e que não tenham zerado a redação.

Quem pode participar

– Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou escola particular com bolsa;

– Estudantes com deficiência (não precisam ter cursado todo o ensino médio na escola pública ou particular);

– Professores da educação básica, em exercício, ou funcionários permanentes de instituições públicas, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

As vagas disponíveis são para os cursos dos Câmpus Cascavel, Guarapuava e Ponta Grossa, na modalidade a distância, e para os dos Câmpus Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo, nas modalidades presencial e a distância. Para se candidatar é necessário acessar a página do Prouni e procurar a graduação desejada.

Como é divulgada a relação dos candidatos pré-selecionados no ProUni?

Os nomes dos candidatos pré-selecionados serão disponibilizados para consulta no site oficial do Programa.

Foi pré-selecionado no ProUni? Saiba as próximas etapas do processo.

A partir da divulgação, os candidatos pré-selecionados deverão encaminhar para a PUCPR a documentação comprobatória referente as informações registradas no Sistema do ProUni. O encaminhamento da documentação será realizada de maneira digital por meio da plataforma de envio de documentação do ProUni, no site da PUCPR, conforme as instruções do Manual do Candidato ProUni.

Você receberá no seu e-mail o login e senha para o acesso à inscrição até o final do primeiro dia de comprovação das informações.  Após o recebimento de login e senha, acesse de acordo com o Câmpus de sua classificação, chamada e modalidade de curso (presencial e online) o link de inscrição para envio da documentação.

Saiba quais são os documentos necessários em cada solicitação

Quando posso ir para as aulas?

O candidato poderá frequentar as aulas a partir da aprovação da bolsa, que será comunicada via e-mail após aprovação da análise documental.

Para estudantes de cursos presenciais, que receberam bolsas integrais (100%), as aulas começarão no dia 22/03.

Estudantes de bolsas parciais (50%) podem comparecer as aulas 48h após a compensação do pagamento do boleto.

Dúvidas sobre os conteúdos e faltas dos primeiros dias?

Procure o coordenador do seu curso e verifique sobre.

Consulte a sua jornada de matrícula

Cronograma das etapas do processo:

1ª CHAMADA

Divulgação dos pré-selecionados: 07/03;

Comprovação das informações: 08/03 a 16/03 – no primeiro dia será encaminhado o login e senha por e-mail, para o candidato enviar a documentação;

Publicação da lista de aprovados: 20/03, até o final do dia.

2ª CHAMADA

Divulgação dos pré-selecionados: 21/03;

Comprovação das informações: 22/03 a 30/03 – no primeiro dia será encaminhado o login e senha por e-mail, para o candidato realizar o envio da documentação;

Publicação da lista de aprovados: 03/04, até o final do dia.

LISTA DE ESPERA

Prazo para participar: 05/04 e 06/04;

Divulgação da lista: 10/04;

Comprovação de informações: 11/04 a 19/04 – no primeiro dia será encaminhado o login e senha por e-mail, para o candidato realizar o envio da documentação;

Publicação da lista de aprovados: 03/05, até o final do dia.