Fique por dentro - 25 jan 2024

15ª edição da Global Game Jam Curitiba será realizada de 26 a 28 de janeiro

Faça a sua inscrição e participe de uma das maiores sedes do evento

Global Game Jam 2024

As inscrições para a Global Game Jam Curitiba 2024 já estão disponíveis. O evento gratuito de criação de jogos será realizado de 26 a 28 de janeiro, celebrando a sua 15ª edição na PUCPR.

Promovida pelo curso de Jogos Digitais, ela faz parte de uma iniciativa global que promove um hackathon de games em quase mil locais diferentes, mais de 100 países e 40.000 participantes.

Mais de 10 Jams para a conta

A alumni do curso de Música da PUCPR, Mariana Abad, participa da Jam a mais de 10 anos (2012). Na época, sua relação com jogos era amadora, mas hardcore: jogava em torno de 10 horas todos os dias, um hobbie que sempre foi levado muito a sério.

“Disputava alguns campeonatos amadores de jogos famosos e cheguei até a fazer um dinheiro com isso, mas nunca tinha sido uma opção de carreira. Quando um colega de sala contou que teria um evento para fazer jogos na universidade, lembro até hoje da empolgação que senti só de ouvir ele falar”.

primeira Jam - MarianaNo primeiro ano participando da Global Game Jam, além de conhecerem muitas pessoas, eles participaram do máximo de jogos que conseguiram, no total foram sete. Para ela foi corrido e de longe uma das melhores experiências da sua vida. O ano seguinte foi cheio de Jams e Mariana lembra de participar de todas, sempre ansiosa para a próxima.

Impulso para a mudança de carreira

“Continuei participando de muitas Jams e o máximo de eventos do curso de Jogos que eu podia, mesmo sendo da Música. No final de 2014, eu passei em uma seleção para um time de áudio, que atenderia um curso da universidade. O contato que esse estágio trouxe, junto com a experiência que eu já tinha, me transformou e então eu decidi aprender a programar”.

Na Global Game Jam de 2015, Mariana teve o primeiro contato como programadora e Staff do evento, com a ajuda de muitos amigos e professores, seu primeiro jogo feito em Construct saiu”.

“Em 2017, decidi ir trabalhar com jogos. Na época cursava uma pós-graduação na PUCPR em Tecnologias Sonoro Musicais, fazia estágio de som, e trabalhava tocando e ensinando música para crianças. Depois, consegui emprego em uma escola de programação infantil, na qual além de cuidar da parte pedagógica, também continuei me aperfeiçoando. No final daquele ano, passei em uma seletiva de um curso de programação e morei um tempo em São Paulo. Quando retornei, estava determinada a trocar de profissão”.

Game Developers Conference

Em 2018, já trabalhando em uma startup de tecnologia, ela recebeu um e-mail do professor Bruno Campagnolo sobre uma bolsa de participação para ir para São Francisco acompanhar pessoalmente a Game Developers Conference. “O evento reúne todos os maiores estúdios e mentes pensantes de games do mundo. Apliquei e roí as unhas que eu tinha e não tinha, até receber o e-mail dizendo que estava entre os escolhidos. Esse foi um dos momentos mais incríveis da minha vida”.

Global Game Jam - Mariana

Para Mariana, “a experiência na Global Game Jam foi uma peça fundamental para decidir mudar de carreira, me encontrei na área de tecnologia, fiz amigos para a vida toda e aprendi muito”.

Egresso participou do sound design do jogo Fobia

Gabriel jogo Fobia GGJGabriel de Souza Gouveia Oliveira também é alumni do curso de música da PUCPR e começou a participar da Global Game Jam em 2015. Na época, apesar de saber pouco sobre a criação de jogos, já tinha conhecimento em produção de áudio e com o acolhimento da equipe da Jam, ele aprendeu alguns passos para se virar sozinho nos desafios do evento.

Desde então, Gabriel participa de todas as Jams em Curitiba. “Para mim, a experiência é sempre divertida, cansativa, mas vale a pena. A proposta de criar um jogo em tão pouco tempo é gratificante tanto pela diversão quanto por aprender coisas novas. Sempre tem algum desafio, estilo de composição, efeito sonoro, estilo de jogo que nunca fiz antes que acaba se tornando um desafio aprender como fazer”, explica.

Jogo Fobia

Gabriel trabalhou no sound design do jogo Fobia, um dos games nacionais mais bem avaliados. Nele foram criados sons de objetos, armas, ambiências, criaturas e outros elementos. “A experiência foi bem interessante porque fazer sons para jogos de terror tem um peso maior do que em outros estilos. Nele você precisa criar uma atmosfera tensa e sombria”.

“No Fobia alguns sons foram particularmente difíceis de fazer, como uma esfera que flutuava e girava, por exemplo. Por ser um som abstrato e tecnológico, testei diversas técnicas de sampling e sintetização para conseguir chegar em um que combinasse com o objeto”, detalha.

Amizades e conhecimento

Para ele, o ponto alto da Global é estar junto com centenas de pessoas que compartilham do mesmo objetivo, além de ser um lugar para conhecer profissionais que futuramente podem ser colegas de trabalho.

“A energia, a troca de ideias e a paixão pelo desenvolvimento de jogos tornam essa experiência única e motivadora. Além disso, participar como um desenvolvedor de jogos profissional é quase como ‘tirar férias para a mente’ porque é onde conseguimos colocar as ideias mais insanas e aleatórias em prática. Em jogos comerciais é mais difícil arriscar dessa forma”, finaliza.

Gabriel participando da Global Game Jam 2017

Dicas para a Jam perfeita

Separamos algumas sugestões da Mariana para que você aproveite a Global:

– Hidrate-se;

– Caminhe;

– Faça amizades: converse com pessoas diferentes;

– Relaxe com um bom banho;

– Não tenha vergonha de pedir ajuda caso ocorra algum problema;

– Vá para aprender: a Jam é um ambiente único de aprendizagem por meio de desafios;

– Lembre de fazer uma lista com o que levar (principalmente cabos e adaptadores);

– Acima de tudo, se divirta durante o evento!

Participe da sede mais produtiva do mundo

Curitiba é uma das maiores sedes do mundo em participantes, com cerca de 600 pessoas, e produz anualmente mais de 100 jogos, sendo nos últimos anos a sede mais produtiva do mundo.

No início do evento, os desenvolvedores de jogos formam equipes (ou vem com equipes já formadas) e ficam imersos nos dias do evento criando novos jogos de todos os tipos. Algumas opções possíveis são:

– Jogos Digitais;
– Jogos de Tabuleiro;
– Jogos com Realidade Virtual ou Aumentada;
– Jogos que envolvam hardware;
– Modificações de jogos existentes;
– Esportes e gincanas;
– Salas de Escape;
– Vídeos interativos;
– Histórias interativas;
– Aventuras de RPG;
– Livros-jogo;
– Vídeos interativos.

Quem quiser pode trazer itens de suporte aos jogos como vídeos de streaming e até mesmo cosplay.

Evento para programadores, estudantes, professores e entusiastas da área

Para o coordenador dos cursos de Jogos Digitais e do curo de graduação 4D em Computação Imersiva da PUCPR, professor Bruno Campagnolo, “o evento é uma grande colaboração entre desenvolvedores de jogos de todos os perfis com o objetivo de criar jogos durante o fim de semana. Os jogos sempre procuram focar na inovação e experimentação e ficam disponíveis na página do evento ou podem ser jogados ao vivo durante a exposição dos jogos no domingo à tarde (28)”.

Faça sua inscrição aqui.

Conheça o curso de Jogos Digitais da PUCPR

Notícias relacionadas
Relatório da Global Game Jam 2023
Global Game Jam Curitiba 2022 foi a maior sede do Brasil