Destaque - 08 fev 2022

Global Game Jam Curitiba 2022 foi a maior sede do Brasil

Realizado em formato híbrido, o evento contou com mais de 200 participantes

global-game-jam-pos-evento

A Global Game Jam é organizada pelos cursos de Jogos Digitais da PUCPR, a edição desse ano aconteceu de 25 a 30 de janeiro: nos dias 25 a 27 foram realizadas lives de preparação e de 28 a 30 teve a etapa presencial do evento.

Devido a Covid-19, a Global Game Jam 2022 foi realizada em formato híbrido contando com 204 participantes: 110 presencialmente no bloco vermelho da PUCPR e 94 online, por meio do Discord.

Com o limite de até 200 pessoas, no evento presencial, todos os participantes que foram até Universidade precisaram realizar um teste de Covid, no dia 28/01, no próprio local do evento. A Hilab, startup de saúde, foi o laboratório contratado para realização dos exames.

luiz-leao-estudante-de-jogosO estudante Luiz Antônio Valerio Leão, do segundo ano do curso de Jogos Digitais, estava muito empolgado para participar pela primeira vez da Global Game Jam:

“As 48 horas da Jam foram muito cansativas, mas é um evento que não se pode perder. Todo ano tem, mas sempre é diferente, vale cada segundo. Além da experiência e conhecimento adquirido, consegui colocar meus conhecimentos em prática e testar minha capacidade”, conta.

Apesar da pandemia, o evento foi organizado para proporcionar a melhor experiência para os participantes. “Na organização do evento a PUC superou minhas expectativas, a massagem foi algo impressionante. Se fosse resumir a Jam, diria que foi muito divertida, cansativa e bem organizada”, completa o estudante Luiz.

O arquiteto Mateus de Moraes também participou da Global Game pela primeira vez. Ele, que deseja trabalhar com modelos 3D para jogos, soube do evento por meio de uma pesquisa na internet.

arq-mateus-global-game“Eu gostei do evento, foi bem diferente do que achei que seria. Nossa equipe foi composta por programadores que estavam no modo remoto, essa dinâmica mais livre é bacana para fluir o trabalho.”

Mateus colaborou no design das fases e da criação dos sons, por meio da Jam conseguiu expandir seus horizontes, o que era um dos principais objetivos ao participar do evento. “Pude ter noção do quanto um jogo pode ser trabalhoso, principalmente na questão artística e de programação. Eu não fazia ideia de como funcionava”.

A Global Game Jam além de unir apaixonados por jogos e tecnologia, também uniu casais. Os estudantes Francielle Ferreira Cuadra, do curso de Pedagogia, e Giovani Dalagassa, do curso de História, se reencontraram no evento, depois de um tempo afastados. Como trabalharam na mesma equipe, precisaram conversar sobre o jogo que estavam desenvolvendo.

francielle-e-giovani“Na sexta-feira (primeiro dia presencial do evento) teve o pedido assim que começamos a tratar sobre as ideias para o jogo. Como o tema era dualidade, o Giovani disse que poderíamos pensar como se fosse um casal, no qual existem os dois lados, os bons e os ruins e se eu aceitava seguir mais um passo e namorar com ele.” Dessa forma, o casal reatou o relacionamento.

Apesar da pandemia, a Global Game Jam de Curitiba foi a maior sede do Brasil e uma das 10 maiores sedes do mundo, em relação ao número de participantes e uma das quatro mais produtivas em número de produção de jogos.

Foram produzidos mais de 50 jogos durante o evento. Conheça aqui.