Destaque - 21 maio 2021

Mercado de jogos digitais cresce com a pandemia e gera novas oportunidades de atuação

Busca pelo lazer e sociabilização proporcionados pelos videogames alavancou essa indústria criativa

O mercado de jogos digitais já cresce naturalmente a cada ano, graças à popularização cada vez maior de novas tecnologias. Mas, desde o início da pandemia, a procura pelo lazer e sociabilização proporcionados pelos videogames por quem está em casa alavancou ainda mais essa indústria criativa. Segundo o Global Games Market Report, da Newzoo, o mercado de jogos deve movimentar cerca de $189.3 bilhões de dólares em 2021.

Como relata Bruno Campagnolo, coordenador do curso de Jogos Digitais da PUCPR, as grandes empresas de jogos e videogames passaram a investir na produção de jogos no Brasil a partir de 2010. No entanto, foi em 2015 que o verdadeiro boom do mercado brasileiro aconteceu, com a popularização dos jogos para dispositivos móveis e a democratização da publicação de jogos em lojas da Apple e Google.

Como explica Campagnolo, o mercado dos jogos digitais está cada vez mais heterogêneo. “Os aplicativos estão ficando mais tradicionais, realidade virtual, realidade aumentada e meta-versos são tendências. Os jogos como serviço, daqueles que não morrem após a publicação e funcionam por temporadas, também estão bastante em alta”. Para o coordenador, todos esses mercados devem continuar aquecidos, mesmo após o fim da pandemia.

Mercado e Universidade andam juntos

“Dentro da PUCPR estamos sempre observando o mercado e respondendo a ele de maneira rápida. Consultamos a indústria e trazemos empresas para parcerias e participação em eventos”, relata o coordenador. O curso de Jogos Digitais é o que mais oferece eletivas dentro da Universidade, pois as disciplinas são constantemente renovadas para levar aos estudantes o que há de pioneiro nas tendências da área. “A flexibilidade curricular permite que o estudante crie seu próprio percurso de maneira ativa e prática, escolhendo o caminho a seguir”.

Hoje, são frequentes os editais, festivais e concursos de jogos pelo país. A PUCPR está inserida nesse circuito, pois promove anualmente a Global Game Jam, que é um dos maiores e mais produtivos hackatons dessa iniciativa no mundo.

O curso de Jogos Digitais da PUCPR

A Universidade oferece o curso de Jogos Digitais em duas modalidades: bacharelado e tecnólogo. O último tem tradição de dez anos, e permite que o estudante se especialize na trilha de Programação ou de Arte durante os três anos e meio de curso. Já o bacharelado é uma nova modalidade, que traz as duas trilhas de maneira simultânea e ainda combina a possibilidade de realizar pesquisa, em que o estudante ajuda a desenvolver as mais novas tecnologias da área. O bacharelado tem duração de quatro anos.

Independentemente do caminho que o estudante escolha trilhar, uma coisa é certa: ele aprenderá na prática. Em ambas as modalidades de Jogos Digitais, os estudantes publicam de um a dois jogos por semestre. “Desde o primeiro dia de aula, eles estão criando e desenvolvendo. Fazemos simulações de grandes estúdios de desenvolvimento, para trazer essa experiência criativa”, conta Campagnolo.

O coordenador explica ainda que a produção e a publicação de jogos caminham de mãos dadas dentro do curso. Os estudantes estão sempre criando com a intenção de divulgar seus jogos para o mercado em grandes lojas online com Apple e Android, além de terem um foco especial no mercado internacional.

Para aqueles que se perguntam se tem ou não perfil para cursar Jogos Digitais, Campagnolo aconselha: “Muitos estudantes chegam porque gostam de jogar, mas gostar de jogar não significa gostar de fazer jogos. Para saber se isso realmente é para você, busque participar de eventos para desenvolver em conjunto”. O coordenador avalia que, além do gosto pela criação dos produtos, a área de Jogos Digitais exige bom relacionamento interpessoal e bastante paciência.

Conheça o bacharelado em Jogos Digitais da PUCPR