Destaque

Destaque - 07 dez 2020

Estudantes dos programas internacionais da PUCPR apresentam projetos de empreendedorismo focados nos objetivos da ONU

Iniciativa é resultado de uma parceria entre a Escola de Negócios da PUCPR e o Sebrae PR para desenvolver nos Universitários a capacidade de inovação a nível internacional

A Escola de Negócios da PUCPR e o Sebrae-PR realizaram, na semana do dia 23 de novembro, um evento de empreendedorismo para os estudantes dos programas internacionais da Universidade, focado na resolução de problemas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo era desenvolver nos estudantes do International Business Program (IBP) e do International Management Program (IMP) as habilidades de inovação e empreendedorismo a nível internacional. Pensando nisso, os acadêmicos tiveram a missão de apresentar ideias, desenvolver e implementar projetos inovadores alinhados com os objetivos da ONU, do Sebrae-PR e da PUCPR.

Leia mais: Escola de Negócios da PUCPR integra projeto internacional para formar agentes de transformação

Praticando os métodos das startups

O idioma oficial das atividades foi o inglês e projeto funcionou no modelo Business Sprint, inspirado pelos Hackatons e Startup Weeks realizados nos Estados Unidos. Estes eventos têm como principal característica a velocidade e agilidade, fundamentais para que sejam realizadas abordagens enxutas em startups.

No primeiro dia do evento, os participantes escolheram os objetivos de desenvolvimento sustentável que consideravam mais pertinentes para uma ideia de negócio em Curitiba, cidade teste para o protótipo do empreendimento. A centralidade no cliente e nos parceiros de negócio garantiu que as equipes buscassem soluções viáveis e que realmente levassem em consideração as necessidades da sociedade. Nos cinco dias seguintes, os participantes aplicaram modelagem de negócio, elaboraram um protótipo, seguido da validação e simulações com clientes e comunidade.

Um dos pontos altos do evento foi a presença de empreendedores e investidores de startups compartilhando experiências pessoais e profissionais no mercado. Os bate-papos, que aconteciam geralmente no final de cada dia de atividade, serviram como inspiração e como fonte de networking para os estudantes.

Contribuindo com a inovação em Curitiba

No último dia do evento, ocorreu um Demo Day, com a apresentação e demonstração do negócio em formato de Pitch a uma banca avaliadora. Agora, os estudantes poderão optar por levar as ideias adiante com a mentoria dos profissionais do Sebrae-PR e dos professores da PUCPR, encontrando um ecossistema propício para a formação de novos negócios inovadores.

A equipe que apresentou a ideia com maior potencial de impacto e aplicação imediata na sociedade terá a chance de ingressar no programa de aceleração de startups na Hotmilk, o ecossistema de inovação da PUCPR. Dentre os professores da PUCPR destacados para mentoria está Paulo Porto Martins, PhD, facilitador do programa. “A parceria da Universidade com o Sebrae-PR é uma das maiores propulsoras de negócios no Paraná e marca a vida de muitos estudantes, além de ajudar a mudar o panorama de inovação do estado”, conta. Um time de professores da Instituição e consultores especialistas em marketing, vendas, design, produto, negócio, e Pitch, também trabalharão nos projetos.

Preparação constante para o futuro

O professor Caio Camargo da Silva, da Escola de Negócios da PUCPR e responsável por um dos módulos de desenvolvimento internacional dos estudantes, conta que apenas em 2020, os acadêmicos já realizaram programas de consultoria para startups, receberam executivos internacionais, estiveram em conferências virtuais com universidades localizadas no Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Espanha e França, além de terem representado a universidade no projeto ERASMUS, da União Europeia. “Essas experiências fazem parte de um programa de vivências que ensina competências e apresenta perspectivas diferentes para as carreiras dos futuros profissionais”, observa.

Leia mais: Estudantes dos programas internacionais da PUCPR trocam ideias com representantes de instituições parceiras

Os coordenadores dos programas internacionais da Escola de Negócios da PUPR, professor Allan Inacio e professora Fabiana Escudero, destacam a importância de uma formação internacional dos estudantes de graduação. “O PUCPR Business Sprint vem para afirmar nosso papel como a universidade líder em internacionalização no Paraná. Temos mais de 15 universidades parceiras na Europa e EUA para mestrado e dupla diplomação, que receberão os acadêmicos dos programas internacionais para períodos de estudo e trabalho no exterior que variam de um a dois anos”, afirma Escudero.