Destaque - 03 dez 2020

Estudantes dos programas internacionais da PUCPR trocam ideias com representantes de instituições parceiras

Encontros buscavam mostrar aos universitários as possibilidades disponíveis para dupla diplomação e difundir informações sobre os países de destino

Professores e estudantes dos programas internacionais da PUCPR durante a conversa com representantes da Universidade St. Mary’s, de Londres, sobre dupla diplomação.

Os estudantes dos programas internacionais da Escola de Negócios da PUCPR, o International Business Program (IBP) e o International Management Program (IMP), tiveram a oportunidade, durante o mês de novembro, de conversar com representantes de instituições de ensino superior de diversos países para conhecer melhor as possibilidades de dupla diplomação.

Além do conhecimento sobre as universidades, os acadêmicos também puderam conhecer melhor o foco de estudos de cada instituição, a cultura dos países e a importância de cada um deles para o cenário mundial, especialmente nos negócios. Todos os representantes que participaram são de instituições parceiras da PUCPR em programas de dupla diplomação, no qual o estudante faz uma parte dos estudos no Brasil, outra no exterior e, ao final, recebe dois diplomas: um da PUCPR e um da instituição estrangeira.

Os encontros contaram com instituições do Reino Unido (St.Mary’s University London e Dublin Business School), da França (Burgundy School of Business), Espanha (IQS Ramon Llull), e Alemanha (Hohschule Osnabruck).

Internacionalização ideal para cada caso

dupla diplomação; international business program; international management program; escola de negócios; programas internacionaisAs parcerias firmadas pela Escola de Negócios e disponíveis aos estudantes dos programas internacionais permitem que a dupla diplomação ocorra na graduação mas, também, no mestrado. Os estudantes precisam, apenas, escolher o que é melhor para eles e buscar uma das instituições parceiras que atenda essa necessidade.

Em alguns casos, como no programa da universidade de Dublin, os universitários também são encorajados a ter experiências profissionais em empresas estrangeiras.

O professor Caio Camargo da Silva, da Escola de Negócios da PUCPR, auxilia os estudantes durante o processo de avaliação sobre qual é a melhor opção para intercâmbios de dupla diplomação. “A parte mais atraente de estudar em uma universidade internacionalizada como a PUCPR é ficar indeciso devido à variedade de opções disponíveis. São mais de quinze parcerias de dupla diplomação com universidades dos Estados Unidos e Europa, que garantem que nosso estudante seja global e faça a diferença no mundo”, destaca o professor.

Ampliando os horizontes desde o começo

dupla diplomação; international business program; international management program; escola de negócios; programas internacionaisO professor Allan Inacio, coordenador dos cursos internacionais da Escola de Negócios, explica que os acadêmicos estudam em período integral na PUCPR, com aulas regulares pela manhã e aulas de conteúdos específicos durante a tarde. “Esse formato permite que os estudantes entendam as especificidades das diversas disciplinas, conheçam casos internacionais e sejam preparados para passar pelo menos um ano no exterior no processo de Dupla Diplomação, a nível de bacharelado ou mestrado”, diz.

A professora Fabiana Escudero, coordenadora adjunta dos programas internacionais da Escola de Negócios, complementa dizendo que no segundo semestre de 2020, cerca de cinco estudantes do IBP e do IMP estão envolvidos nos processos de seleção para os programas de dupla diplomação ofertados em universidades parceiras da PUCPR, em diferentes países. “Essas instituições reconhecem a qualidade do ensino na PUCPR, estão dispostas a acolher os estudantes e a oferecer oportunidade de dupla diplomação. Para mim, esse reconhecimento de instituições renomadas internacionalmente só confirma a excelente experiência dos estudantes em nossos cursos internacionais”, destaca.