Destaque - 22 out 2020

Escola de Negócios da PUCPR integra projeto internacional para formar agentes de transformação

Professores da PUCPR ministraram um curso para organizações do Terceiro Setor e uma atividade para estudantes da Universidade se aprofundarem em negócios com propósito

projeto que capacita membros de organizações do terceiro setor; curso sobre elaboração de projetos sociais; Escola de Negócios; Programa Erasmus+; Jornada de Negócios com Propósito

A integração entre a Universidade e a sociedade é muito importante para o desenvolvimento de ambos. Com o compartilhamento de conhecimentos, todos ganham. Pensando nisso, a Escola de Negócios da PUCPR integrou um projeto que capacita membros de organizações do terceiro setor e, ainda, permitiu aos estudantes da Universidade ter maior contato com esses negócios, que têm desafios próprios.

Durante os meses de setembro e outubro, as professoras Mari Regina Anastácio e Sara Regina Hokai, da Escola de Negócios da PUCPR, ministraram de forma remota um curso sobre elaboração de projetos sociais para pessoas que integram organizações do terceiro setor parceiras do Programa Impulso, do Instituto GRPCOM.

A abertura do curso foi por Tzvetalina Genova, representante da Universidade de Varna (Bulgária), instituição proponente do SE-HUB para União Europeia, e teve também uma oficina sobre captação e recursos ministrada por Matheus Garcia, Diretor de Captação de Recursos da ASID Brasil.

A iniciativa faz parte do SE-HUB, projeto internacional financiado pela União Europeia dentro do Programa Erasmus+, que busca formar agentes de transformação no setor cidadão em seis países: Bulgária, Grécia, Namíbia, África do Sul, México e Brasil.

Depois de 20 horas de aulas remotas, atividades na plataforma EAD e a entrega de um Projeto Social para Captação de Recursos, para exercitar todos os conhecimentos adquiridos, os participantes recebem uma certificação chancelada pela União Europeia e pela PUCPR.

Jornada com universitários

No mesmo período do curso, a PUCPR também promoveu, em parceria com o SE-HUB, a Jornada de Negócios com Propósito para estudantes de graduação da Escola de Negócios. O objetivo era aprofundar o conhecimento dos universitários na área de negócios com propósito.

Os jovens, que já têm conhecimentos sobre a construção e condução de organizações por meio da grade geral do curso, também puderam ampliar seus repertórios sobre os desafios dessas instituições que, de maneira geral, são fundadas com objetivos que vão além dos lucros financeiros, mas buscam colaborar com a vida das pessoas ou a sociedade. Nas atividades, os estudantes observaram as questões considerando tendências contemporâneas e referências nacionais e internacionais.

Na PUCPR, todos os estudantes têm a oportunidade de participar, durante a graduação, de projetos de empreendedorismo e inovação, como o Projeto Institucional de Empreendedorismo e Pesquisa (PIBEP) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).