Câmpus - 21 dez 2023

Videocast Coffee Break reflete sobre as mudanças e suas diferentes nuances

Produção da PUCPR combina atualidades e comportamento

Coffee-break-videocast-mudanças

A nova temporada do Coffee Break já está disponível e agora você pode nos acompanhar como videocast.

O Coffee Break é uma produção da PUCPR que aborda atualidades e comportamento. Tire uns minutinhos do seu dia para tomar um café e entender mais sobre diversos assuntos que estão em alta, com a ajuda de professores, pesquisadores, especialistas e expoentes do mercado que vem à multiversidade para compartilhar conhecimento.

Nesta edição, os episódios terão como tema central as mudanças. Vivemos uma realidade incerta na qual elas estão ao nosso redor em todos os lugares: trabalho, família, estudos, relacionamentos, sociedade… e nem sempre lidar com elas é fácil.

No episódio de estreia, que nos convida a refletir sobre o questionamento “como lidar com mudanças na vida?”, a apresentadora Marina Prata conversa com Fernando Kanarski, profissional de marketing e nômade digital; e Talita Veloso, professora do curso de Psicologia da PUCPR.

Episódio 1

 

No episódio 2, “por que nossa geração é tão diferente da dos nossos pais?”, Marina Prata conversa com pai e filho: José Baggio, empresário e Enzo Baggio, alumni da PUCPR. O professor da Pós-graduação em Antropologia Cultural da Universidade, Cauê Krüger também participa do diálogo.

Episódio 2

 

No episódio 3, “Mudança de vida: pessoas mudam? Eu posso mudar?”, Marina comanda um bate-papo sobre psicologia e psicanálise que busca investigar questões sobre mudanças.

As convidadas desta edição são as professoras da PUCPR Ana Suy Sesarino, da Pós em Psicanálise e Psicopatologia Lacaniana, e Cássia Rodrigues, da Pós em Avaliação Psicológica.

episódio 3

 

No episódio 4, “Como aprender coisas novas? É tarde para aprender?” somos convidados a refletir sobre o processo de aprendizado, como exercitamos novas habilidades e conhecimentos, e se tem idade certa para isso.

Assista ao videocast e tome um café com a Marina Prata e as convidadas Lucymara Carpim, professora da pós em Design Educacional: criatividade, inovação e tecnologias da PUCPR; e Patricia Toledo, criadora de conteúdo @4050emais.

Episódio 4

 

No episódio 5, “Ebulição global: como mudar nossa relação com a natureza?”, os convidados conversam sobre como se aproximar da natureza, o que a ciência prevê sobre a época da ebulição global, como mudar nossos hábitos para alternativas mais ecológicas e muito mais.

Nesta edição, Marina recebeu em nossos estúdios Olívio Jekupé, escritor do povo guarani; Leana Ferreira, professora da pós em Cidades e Construções Sustentáveis da PUCPR; e Thiago Vasconcelos, estudante do pós-doutorado em Filosofia da PUCPR.

Episódio 5

 

No episódio 6, “Como mudar de carreira?” são abordadas as diferentes formas de realizar essa transição do melhor jeito, como saber se o problema está no emprego específico ou na área como um todo e quais os caminhos possíveis para mudar de profissão.

Participam do episódio com a apresentadora: Diego Godoy, headhunter e LinkedIn Top Voice; Daniele Farfus, professora da pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da PUCPR; Eloize Cruz, coordenadora de Gastronomia da PUCPR.

episódio 6

 

No episódio 7, “Ainda é possível ter fé?”, Marina Prata nos convida a refletir se diante de guerras, crise climática e tantos conflitos ainda conseguimos ter fé e como mantê-la em dias tão difíceis e não confundir com ilusão. Essas e outras questões profundas sobre fé e filosofia você confere nessa edição.

Participam do episódio: Eva Barbosa, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR; Bortolo Valle, professor da pós em Filosofia, Psicanálise e Cultura.

episódio 7

 

No episódio 8, “O tempo está passando rápido demais?”, nos perguntamos por que às vezes temos a sensação de que a velocidade do tempo muda e de como funciona essa nossa percepção.

Junto com a apresentadora estão Celiane Costa, professora da pós em História Contemporânea e Relações Internacionais da PUCPR; e Naim Akel, professor do curso de Psicologia da PUCPR.

episódio 8