Fique por dentro - 13 set 2023

PUCPR realiza encontro com ganhador de Prêmio Nobel de Física (2006), John Mather

Faça sua inscrição gratuita e acompanhe o evento

encontro nobel PUCPR

A PUCPR tem entre seus pilares a excelência em educação e pesquisas de qualidade. Por isso, o Instituto Ciência e Fé, a Escola de Educação e Humanidades e a Graduação em Física estão organizando o Encontro com o Nobel, mas você sabe o que é e quem pode ganhar o Prêmio Nobel?

Esta pergunta, apesar de ter uma resposta aparentemente fácil, exige uma combinação de esforço, talento e dedicação pessoal para alcançar este reconhecimento concedido pela Fundação Alfred Nobel.

Criada em 1900, na Suécia, a Fundação concede essa honraria anualmente desde 1901. Alfred Nobel foi um cientista com contribuições na área da Química e se consolidou no cenário internacional pela invenção da dinamite. Apesar dos bons usos que se pode fazer desta invenção, Alfred alcançou um reconhecimento negativo e as repercussões que se tinham sobre ele eram do tipo “mercador da morte”.

Insatisfeito com esses julgamentos e querendo reverter esse contexto, ele decidiu destinar mais de 90% da sua fortuna (angariada pela referida descoberta) para o reconhecimento de descobertas que contribuíssem para melhores condições de vida para a humanidade.

Os campos que concorrem anualmente a esta honraria são: Química; Física; Fisiologia ou Medicina; Literatura; e Paz. O valor destinado a premiação variou um pouco conforme o passar do tempo, mas gira em torno de 900 mil dólares, que é dividido se dois cientistas ganharem na mesma categoria.

Posteriormente, o Banco da Suécia, comemorando o seu tricentenário, aportou a mesma quantia do prêmio para inserir mais um campo de reconhecimento nesta condecoração, a Economia.

As inscrições para o Encontro com Nobel, com o astrofísico John Mather, ganhador do prêmio em 2006, já estão disponíveis gratuitamente aqui.