Destaque - 26 jul 2023

Especial Encontro com Nobel: Conheça algumas das contribuições do Nobel para a sociedade

PUCPR organiza Encontro com John Mather, ganhador do Prêmio em 2006

ciência Prêmio Nobel

Desde 1900, a Fundação Nobel, idealizada pelo cientista Alfred Nobel, tem a missão de reconhecer contribuições científicas que se somam na busca pela construção de um mundo melhor. Essa honraria, que é concedida anualmente desde 1901, a cientistas e intelectuais de todo mundo, dividida entre as áreas da Literatura, da Física, da Química, da Medicina ou Fisiologia e da Paz, é o reconhecimento explícito de que a cultura e a ciência são caminhos de promoção da nossa condição humana, conservando sua dignidade e originalidade diante dos desafios que se interpõem às sociedades.

O recente desafio que enfrentamos com o SARS-CoV-2 demonstrou que a ciência é, como disse Carl Sagan, “uma vela acesa na escuridão”. Ela foi nossa maior esperança na busca por uma saída. Nossa esperança na ciência e na cultura nos impulsiona a fortalecer a conexão com a dinâmica de colaboração na construção de mundos melhores.

Diante disso, o Instituto Ciência e Fé PUCPR, inserido em um contexto universitário, se propõe reforçar para o imaginário da comunidade de pesquisadores o compromisso da ciência para com a sociedade e destacar a importância de uma sólida formação humanística que pode ser percebida a partir da vida e da obra dessas grandes personalidades ganhadoras do Nobel.

Para 2023, o projeto Encontro com o Nobel pretende projetar as discussões no campo da Física, com a participação do ganhador desta honraria, em 2006, o astrônomo John C. Mather.

Participe você também e faça sua inscrição no evento, ele será online e gratuito.