Notícias - 28 set 2018

Profissões web based: conheça os novos cursos da PUCPR para quem deseja atuar no digital

Produção Digital e Segurança da Informação são as novidades da Universidade para quem quer se destacar no ambiente online

Tão vasta quanto a Internet são as novas possibilidades de atuação no ambiente digital: nesse mercado que está em contínua expansão, surge a demanda por profissionais com habilidades múltiplas e capacidade de atuação em diversas áreas. De olho nesse cenário, a PUCPR inova com o lançamento dos cursos de Tecnologia em Produção Digital e Tecnologia em Segurança da Informação.

Em Produção Digital, o objetivo é preparar o estudante para atuar com as mais diversas possibilidades do ambiente online, abordando três grandes áreas: Produção de Conteúdo Audiovisual, que contempla a produção de vídeos, vinhetas e animações para a web, Programação, que abrange o desenvolvimento de sites e aplicativos, e Comunicação, que ensina sobre branding, gestão de redes sociais e produção e conteúdo para quem deseja ser youtuber, influenciador digital ou gerenciar marcas na Internet.

Com dois anos de duração, o curso oferece aulas com professores de várias especialidades: design gráfico, ciências da computação, análise de sistemas, marketing, jornalismo, entre outras. De acordo com o professor Renan Colombo, “a proposta é totalmente hands-on, ou seja, focada na realização de projetos, seja de aplicativos, sites, vídeos ou conteúdos no geral”, afirma. “O importante é que o estudante aprenda na prática e finalize cada semestre com habilidades certificadas que o permitem entrar no mercado antes mesmo de se formar”, completa.

O mercado evolui, o curso também

Pensando no dinamismo da profissão, o curso de Produção Digital é constantemente atualizado. “Temos uma disciplina que se chama Tendências Digitais e a verdade é que ela deve ser diferente a cada semestre”, conta Renan. “Serão conteúdos muito frescos do mercado, preparados um pouco antes do início do curso, sempre acompanhando os movimentos e tendências globais”, informa.

Além disso, o curso terá como base o desenvolvimento do espírito empreendedor nos estudantes. “Acreditamos muito na ideia de startups e abordaremos continuamente assuntos como Gestão de Projetos, Técnicas de Pitching, Direito Digital, entre outros. Queremos incentivar os estudantes a criar seus próprios negócios no ambiente online também”, afirma.

E a segurança?

Quando o assunto é Internet, um ambiente sem fronteiras e difícil de ser controlado, pensar em segurança é primordial. Por isso, a PUCPR também lançou um curso inteiramente voltado para esse assunto, o de Tecnologia em Segurança da Informação.

Para o professor Altair Olivo Santin, é essencial que os profissionais que trabalham com o ambiente digital tenham consciência dos riscos de exposição das informações e saibam tomar as medidas de prevenção.

“Na hora de desenvolver um ambiente online é preciso tomar alguns cuidados para que ele não seja alvo fácil de hackers. A segurança dos equipamentos e da própria imagem, no caso de influenciadores digitais, devem ser continuamente reforçadas”, diz.

Também com duração de dois anos, o curso de tecnólogo de segurança da informação tem um conteúdo bastante aprofundado, que abrange a criação de projetos de redes de computadores seguras, análises de riscos e desenvolvimento de soluções de segurança computacional para os mais diversos setores da sociedade.

De um lado, a PUCPR forma criadores de conteúdos e marcas para encantar e engajar quem está em frente à tela. Do outro, ela prepara profissionais capazes de oferecer a segurança e proteção que qualquer sistema digital e usuário necessitam. Qual curso você quer começar agora?

Para mais informações sobre os cursos, acesse: