Tecnologia em Segurança da Informação

Tecnólogo

Analisar, projetar, desenvolver, gerenciar, testar, implantar, integrar, propor e avaliar soluções para a garantir segurança dos recursos de tecnologia da informação. O curso de Tecnologia em Segurança da Informação da PUCPR tem foco no desenvolvimento de profissionais para atuação de forma ativa nos vários níveis dos sistemas computacionais, preparando o estudante para ser um elo forte no ecossistema de segurança. O graduado no curso da Universidade não será apenas um usuário de ferramentas e conhecedor de técnicas, saberá também desenvolver sistemas computacionais seguros, analisando aspectos legais, normas, rede de computadores, sistema operacional, serviços e servidores, detecção de ataques, gestão de segurança e forense computacional.

O curso prepara o estudante para

Aplicar, administrar e configurar ambientes corporativos com requisitos de segurança. O profissional formado no curso de Tecnologia em Segurança da Informação da PUCPR saberá realizar análises de riscos e projetar redes de computadores seguras, além de realizar auditorias, planejar contingências e recuperação das informações em caso de desastres, vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico.

Cenário e atuações

O tecnólogo de segurança da informação tem um amplo campo de atuação profissional, estando preparado para atuar na indústria, no setor público ou empresas de tecnologia da informação e comunicações. O graduado pode criar, desenvolver e implantar soluções de segurança computacional para vários setores da sociedade. Além disso, pode atuar no mercado formal, como analista em segurança da informação, administrador em segurança da informação e analista de redes e de comunicação de dados, por exemplo. Outra possibilidade para estes profissionais é empreender e montar o seu próprio negócio.

Por que fazer Tecnologia em Segurança da Informação na PUCPR?

O curso da PUCPR é único no mercado. Conta com hackathons, que fazem o estudante superar desafios temáticos e desenvolver o aprimoramento técnico de maneira motivadora; oferece a certificação intermediária, para que o acadêmico receba certificados que pode usar para comprovar suas competências profissionais no mercado antes mesmo de completar o curso, e promove oficinas de segurança.

Desde o início, o ingressante pode optar por disciplinas eletivas, escolhendo algumas de seu interesse para cursar na matriz curricular do curso; é estimulado a empreender, adquirindo competência para desenvolver soluções de segurança, e conta com uma infraestrutura moderna: excelentes instalações, laboratórios, biblioteca e tecnologia avançadas para o desenvolvimento das competências a que o curso propõe.

Altair Olivo Santin

Mestre

Afonso Ferreira Miguel

Doutor

Altair Olivo Santin

Vilmar Abreu Junior

Docentes | Lattes

Graduado Ciência da Computação – Bacharelado pela PUCPR (2011), possue especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela PUCPR (2016). Atualmente é doutorando em Informática pela PUCPR e professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Tem experiência em desenvolvimento de software seguro, no contexto de smart grid, internet das coisas, big data e sistemas distribuídos. Ampla experiência na concepção de soluções de gestão de identidade e acesso, controle de acesso, criptografia e sistemas de detecção de intrusão. Desenvolve projetos para grandes organizações como ICI, JFPR e TJPR.

Matriz vigente

Matriz de Tecnólogo em Segurança da Informação

Matriz vigente

Matriz de Tecnólogo em Segurança da Informação

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

2,5 anos

R$ 1.109,16*