Tecnologia em Segurança da Informação

Tecnólogo

Analisar, projetar, desenvolver, gerenciar, testar, implantar, integrar, propor e avaliar soluções para a garantir segurança dos recursos de tecnologia da informação. O curso de Tecnologia em Segurança da Informação da PUCPR tem foco no desenvolvimento de profissionais para atuação de forma ativa nos vários níveis dos sistemas computacionais, preparando o estudante para ser um elo forte no ecossistema de segurança. O graduado no curso da Universidade não será apenas um usuário de ferramentas e conhecedor de técnicas, saberá também desenvolver sistemas computacionais seguros, analisando aspectos legais, normas, rede de computadores, sistema operacional, serviços e servidores, detecção de ataques, gestão de segurança e forense computacional.

O curso prepara o estudante para

Aplicar, administrar e configurar ambientes corporativos com requisitos de segurança. O profissional formado no curso de Tecnologia em Segurança da Informação da PUCPR saberá realizar análises de riscos e projetar redes de computadores seguras, além de realizar auditorias, planejar contingências e recuperação das informações em caso de desastres, vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico.

Cenário e atuações

O tecnólogo de segurança da informação tem um amplo campo de atuação profissional, estando preparado para atuar na indústria, no setor público ou empresas de tecnologia da informação e comunicações. O graduado pode criar, desenvolver e implantar soluções de segurança computacional para vários setores da sociedade. Além disso, pode atuar no mercado formal, como analista em segurança da informação, administrador em segurança da informação e analista de redes e de comunicação de dados, por exemplo. Outra possibilidade para estes profissionais é empreender e montar o seu próprio negócio.

Por que fazer Tecnologia em Segurança da Informação na PUCPR?

O curso da PUCPR é único no mercado. Conta com hackathons, que fazem o estudante superar desafios temáticos e desenvolver o aprimoramento técnico de maneira motivadora; oferece a certificação intermediária, para que o acadêmico receba certificados que pode usar para comprovar suas competências profissionais no mercado antes mesmo de completar o curso, e promove oficinas de segurança.

Desde o início, o ingressante pode optar por disciplinas eletivas, escolhendo algumas de seu interesse para cursar na matriz curricular do curso; é estimulado a empreender, adquirindo competência para desenvolver soluções de segurança, e conta com uma infraestrutura moderna: excelentes instalações, laboratórios, biblioteca e tecnologia avançadas para o desenvolvimento das competências a que o curso propõe.

Altair Olivo Santin

Mestre

Afonso Ferreira Miguel

Doutor

Altair Olivo Santin

Doutor

Emerson Cabrera Paraiso

Mestre

Vilmar Abreu Junior

Matriz vigente

Matriz de Tecnólogo em Segurança da Informação

Matriz vigente

Matriz de Tecnólogo em Segurança da Informação

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

2,5 anos

R$ 1.109,16*