Segurança da Informação

Tecnólogo

O curso de Tecnólogo em Segurança da Informação da PUCPR é voltado ao desenvolvimento de soluções computacionais para garantir a segurança de dados armazenados ou em trânsito na Internet.

A Inteligência Artificiai pode, por exemplo, detectar fraudes ou identificar quando um cliente está pronto para realizar uma compra. Este tipo de informação otimiza processos dentro das empresas, trazendo vantagens competitivas imensuráveis. Em contrapartida, é necessário um cuidado mais rigoroso na proteção destes dados contra possíveis ataques cibernéticos. É neste contexto que o profissional de Segurança da Informação surge como uma solução às situações adversas envolvendo a Internet.

O Tecnólogo em Segurança da Informação ensina a

• Administrar e proteger o fluxo de informações que é gerado por redes de computadores;
  • Analisar riscos e desenvolver soluções para garantir a segurança dos recursos de tecnologia da informação;
  • Recuperar informações em caso de desastres, sequestro ou vazamento de dados.

Mercado de Trabalho em Segurança da Informação
O Tecnólogo em Segurança da Informação poderá seguir carreira como coordenador ou gerente de Segurança da Informação, analista em segurança de processos, analista em segurança de redes de dados, administrador de redes, consultor em segurança da informação, entre outros cargos de empresas públicas e privadas. Outra possibilidade para estes profissionais é empreender o seu próprio negócio.

Por que estudar Segurança da Informação na PUCPR?
O curso de Segurança da Informação na PUCPR foi estruturado para o profissional atuar de maneira preventiva, antecipando problemas que possam comprometer os dados digitais das empresas – como a ação de hackers, vírus, worms ou outros tipos de malwares.

Integrando a programação com técnicas da Segurança da Informação, o curso ensina a detectar vulnerabilidades e desenvolver sistemas computacionais seguros, em sintonia com as necessidades do mercado e inovação, com as mais avançadas tecnologias. O estudante também poderá participar de hackathons, superando desafios temáticos e desenvolvendo o aprimoramento técnico em maratonas de segurança. O objetivo do evento é propiciar a criação de soluções inovadoras, com experiências criativas de segurança.

O curso na PUCPR oferece ainda certificações intermediárias para comprovar suas competências profissionais no mercado, antes mesmo de concluir o curso. As certificações atribuídas são: Desenvolvedor de Software Seguro, Administrador de Segurança da Informação, Analista de Redes e Sistemas Computacionais Seguros.

Ao terminar o curso de Tecnólogo em Segurança da Informação, o egresso poderá investir mais 1,5 anos de estudos no curso de Bacharelado em CiberSegurança, completando assim a graduação plena na área de Segurança e Privacidade.

Altair Olivo Santin

Altair Olivo Santin é graduado em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UniversidadeTecnológica Federal do Paraná (1996) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal deSanta Catarina (2004). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Tem experiência na área de Ciência e Engenharia da Computação, com ênfase em Segurança deSistemas e de Informação. O prof. Santin tem atuado principalmente com Segurança Computacional(mecanismos de autenticação, autorização e controle de acesso; infraestrutura de chaves públicas;modelos de ameaças/uso) aplicada a hardware (system on-chip e medidor de energia elétrica),sistemas distribuídos (incluindo computação em nuvem, redes definidas por software, smart grid e bigdata) e Internet (incluindo serviço de e-mail, arquitetura orientada a serviço/web services, internet dascoisas e sistema de detecção de intrusão), e forense computacional (coleta/geração de evidências emredes de computadores, sistema operacional/distribuído e internet). Nos últimos 3 anos o prof. Santinjá publicou mais de 15 artigos em conferências e periódicos qualificados, registrou 3 patentes, concluiua orientação/co-orientação de mais de 10 alunos de mestrado/PIBIC/TCC, participou de mais de 15bancas de mestrado/doutorado/qualificação, executou mais de 35 trabalhos técnicos em consultorias adhoc e revisões de periódicos internacionais, participou como revisor ou membro do comitê de programade mais de 45 conferências nacionais e internacionais, foi chair de sessão e evento, apresentou artigosem eventos nacionais e internacionais, coordenou e participou de mais de 7 projetos de pesquisafinanciados por órgãos de fomento/empresas nacionais e internacionais, e concedeu mais de 15 entrevistas em veículos de comunicação

Doutor

Alceu Brito Jr

Doutor

Emerson Cabrear Paraiso

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

2,5 anos

R$ 1.207,78*