Segurança da Informação

Tecnólogo

O curso de Tecnólogo em Segurança da Informação da PUCPR é voltado ao desenvolvimento de soluções computacionais para garantir a segurança de dados armazenados ou em trânsito na Internet.

A Inteligência Artificiai pode, por exemplo, detectar fraudes ou identificar quando um cliente está pronto para realizar uma compra. Este tipo de informação otimiza processos dentro das empresas, trazendo vantagens competitivas imensuráveis. Em contrapartida, é necessário um cuidado mais rigoroso na proteção destes dados contra possíveis ataques cibernéticos. É neste contexto que o profissional de Segurança da Informação surge como uma solução às situações adversas envolvendo a Internet.

O Tecnólogo em Segurança da Informação ensina a

• Administrar e proteger o fluxo de informações que é gerado por redes de computadores;
  • Analisar riscos e desenvolver soluções para garantir a segurança dos recursos de tecnologia da informação;
  • Recuperar informações em caso de desastres, sequestro ou vazamento de dados.

Mercado de Trabalho em Segurança da Informação
O Tecnólogo em Segurança da Informação poderá seguir carreira como coordenador ou gerente de Segurança da Informação, analista em segurança de processos, analista em segurança de redes de dados, administrador de redes, consultor em segurança da informação, entre outros cargos de empresas públicas e privadas. Outra possibilidade para estes profissionais é empreender o seu próprio negócio.

Por que estudar Segurança da Informação na PUCPR?
O curso de Segurança da Informação na PUCPR foi estruturado para o profissional atuar de maneira preventiva, antecipando problemas que possam comprometer os dados digitais das empresas – como a ação de hackers, vírus, worms ou outros tipos de malwares.

Integrando a programação com técnicas da Segurança da Informação, o curso ensina a detectar vulnerabilidades e desenvolver sistemas computacionais seguros, em sintonia com as necessidades do mercado e inovação, com as mais avançadas tecnologias. O estudante também poderá participar de hackathons, superando desafios temáticos e desenvolvendo o aprimoramento técnico em maratonas de segurança. O objetivo do evento é propiciar a criação de soluções inovadoras, com experiências criativas de segurança.

O curso na PUCPR oferece ainda certificações intermediárias para comprovar suas competências profissionais no mercado, antes mesmo de concluir o curso. As certificações atribuídas são: Desenvolvedor de Software Seguro, Administrador de Segurança da Informação, Analista de Redes e Sistemas Computacionais Seguros.

Ao terminar o curso de Tecnólogo em Segurança da Informação, o egresso poderá investir mais 1,5 anos de estudos no curso de Bacharelado em CiberSegurança, completando assim a graduação plena na área de Segurança e Privacidade.

Altair Olivo Santin

Mestre

Afonso Ferreira Miguel

Alceu Brito Jr

Edgard Jamhour

Docente Eduardo Kugler Viegas.

Eduardo Kugler Viegas

Docentes | Lattes

Formado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui mestrado e doutorado em informática também pela PUCPR. Realizou parte de seu doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal. Ao longo de sua carreira, atuou no âmbito de sistemas distribuídos, com ênfase em segurança de sistemas, computação em nuvem, aprendizagem de máquina e big data. Seu trabalho resultou em registro de patente, e também na publicação de diversos artigos em conferências internacionais e periódicos em revistas de relevância mundial.

Emerson Cabrear Paraiso

Marcelo Eduardo Pellenz

Docente Vilmar Abreu Junior.

Vilmar Abreu Junior

Docentes | Lattes

Graduado Ciência da Computação – Bacharelado pela PUCPR (2011), possue especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela PUCPR (2016). Atualmente é doutorando em Informática pela PUCPR e professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Tem experiência em desenvolvimento de software seguro, no contexto de smart grid, internet das coisas, big data e sistemas distribuídos. Ampla experiência na concepção de soluções de gestão de identidade e acesso, controle de acesso, criptografia e sistemas de detecção de intrusão. Desenvolve projetos para grandes organizações como ICI, JFPR e TJPR.

Matriz vigente

Matriz de Tecnólogo em Segurança da Informação

Matriz vigente

Matriz de Tecnólogo em Segurança da Informação

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

2,5 anos

R$ 1.207,78*