Escola de Ciências de Vida - 08 fev 2024

Professor da PUCPR integra uma das mais tradicionais sociedades científicas do mundo

Membros são eleitos por meio de indicação de pares, com base em suas realizações de pesquisa científica

Prof. Humberto Madeira em laboratório

O professor da PUCPR, Humberto Madeira, recentemente passou a integrar como membro pleno a  Sigma Xi – The Scientific Research Society, uma das mais tradicionais sociedades científicas do mundo. Com mais de 130 anos de história e mais de 200 membros laureados com o Prêmio Nobel, os membros são eleitos a partir da indicação de outros pesquisadores da Sigma Xi, com base em suas realizações na área de pesquisa científica.

“Fazer parte da Sigma Xi é uma grande honra, dado o calibre de membros históricos dessa sociedade. É uma distinção especial, pois é uma escolha por indicação dos pares em reconhecimento à minha dedicação à pesquisa”, conta o professor Madeira, que é Ph.D. em Ciência Animal pela University of Nebraska. Hoje dedica-se a pesquisas e à formação científica e acadêmica de estudantes de graduação na área de Biotecnologia na PUCPR, curso que ele criou e foi coordenador.

A atuação em sociedades científicas pode agregar aos critérios de classificação para a candidatura a bolsas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, integrar uma sociedade científica, como a Sigma Xi, é uma forma de valorizar a produção de conhecimento. Ao mesmo tempo, chama a atenção para o trabalho diário do professor pesquisador e dos seus deveres para com a comunidade acadêmica.

A sociedade Científica

Prof. Humberto MadeiraA Sigma Xi é sediada na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e auxilia na integração das diversas áreas do conhecimento e na divulgação científica realizada por meio da revista American Scientist.

Ela também atua captando recursos para financiamento de projetos, principalmente focado em jovens pesquisadores e patrocina uma variedade de programas de apoio à ética em pesquisa, ensino de ciências e engenharia.

Entre membros notáveis atuais e históricos da Sigma Xi estão: Albert Einstein, Linus Pauling, Francis Crick, James Watson, Barbara McClintock, Al Gore e Jennifer Doudna.

Convite de membros

Indivíduos selecionados que demonstraram potencial como pesquisadores são convidados por outros membros da Sigma Xi para aderir como membros associados. A adesão plena, como a obtida pelo professor Madeira, é conferida àqueles que demonstraram conquistas notáveis em pesquisa.

Notícia relacionada
Conheça as possibilidades do curso de Biotecnologia da PUCPR