Planeta PUC

Planeta PUC - 28 set 2022

Planeta PUCPR: Câmpus Curitiba abre suas portas aos futuros universitários

Dois dias de Open Câmpus proporcionaram aos jovens a oportunidade de conhecer os cursos, a estrutura e a multiversidade da PUCPR

foto do Planeta PUCPR com estudantes e visitantes

Grupos de escolas, famílias e mais de 5 mil jovens curiosos movimentaram o Câmpus Curitiba na tarde de sexta-feira (23/09) e durante o sábado (24/09), com o intuito de vivenciar o Planeta PUCPR, ou seja, o retorno presencial da feira de cursos.

Em síntese, o evento ofereceu oficinas com temas trabalhados nos diversos cursos de graduação. Além disso, o pátio em frente à Biblioteca Central virou uma verdadeira praça de atividades. Uma reunião de tendas e estandes que, de maneira interativa, apresentavam as variadas oportunidades que o estudante da PUCPR pode aproveitar ao longo de seu período de estudos. Por exemplo: intercâmbio acadêmico, programa Vida Universitária, pesquisa, bolsas de iniciação científica, esportes, ações culturais e de Identidade Institucional, Summer Institute, American Academy e Buddy Program.

A vasta programação do Planeta PUCPR englobou todos os blocos e dependências anexas ao Câmpus. Por isso, vans faziam o transporte entre os diferentes endereços que compõem a Universidade.

No contato com professores e estudantes que já fazem parte da PUCPR, os vestibulandos puderam vivenciar um dia de múltiplos aprendizados. Experiência relevante tanto para quem já escolheu uma profissão quanto para quem queria mais informações para decidir qual caminho trilhar.

Contato com veteranos e locais de estudo

Planeta PUCPR

Para Eduarda Cordeiro Malafaia, de 17 anos, aluna do Terceirão em São José dos Pinhais, o Planeta PUCPR foi um momento de confirmação. No caminho de volta do Centro de Simulação Clínica (que fica na R. Rockefeller), após a oficina sobre reanimação cardiopulmonar, de sexta-feira, ela revelou que já tinha pensado em desistir, mas segue firme em sua opção.

“Eu adorei a oficina. Já vim com a certeza de que eu queria Medicina e agora me incentivou ainda mais. Adorei conhecer o espaço e um pouco dos treinamentos que fazem na faculdade”, comentou.

Em uma das entradas do Bloco Vermelho, Maurício Caliari, estudante do 8º período de Direito, era um dos graduandos que estava ajudando a recepcionar os espectadores que chegavam para assistir ao Júri Simulado, na manhã de sábado.

“É gratificante porque a gente se vê nessas pessoas, nesses jovens e crianças que demonstram muito interesse pela nossa área. Querendo ou não, para ser um bom advogado ou professor, você também tem que instruir as próximas gerações. Já atendemos alguns adolescentes e pais, que conseguimos orientar e demonstrar que a PUCPR é uma instituição excepcional para preparar esses alunos. Tem várias possibilidades, cursos, atividades de extensão, grupos de estudos… Então, quem sabe no ano que vem eu vou encontrar essas pessoas pelos corredores”, disse.

Ao recordar sua própria trajetória, com toda certeza, Maurício não poderia defini-la como linear. Ele chegou a prestar vestibular para Engenharia Agronômica e Engenharia Química. Em terceiro lugar, optou pelo Direito, a princípio por influência de parentes. E acabou se encontrando ao longo da graduação, ao perceber que “o Direito é muito amplo”.

Experimentar para escolher com consciência

Planeta PUCPR

Aos 15 anos, Heitor Rodrigues Menino está no primeiro ano do Ensino Médio. Ainda que tenha mais tempo até a hora do vestibular, ele não perdeu a chance de conhecer a multiversidade da PUCPR.

“Sinceramente, eu ainda não sei muito bem o que eu quero. Então, eu vim aqui realmente para aprender mais sobre coisas diversas, ver no que tenho interesse”. Nesse sentido, Heitor parabenizou a Universidade pela iniciativa de proporcionar um momento para que os jovens pensem em seus futuros.

Heitor ficou sabendo da feira de cursos pela irmã, que atualmente cursa Odontologia no Câmpus Curitiba. Ele esteve presente nos dois dias, a fim de aproveitar ao máximo. “Como eu já tenho uma afinidade com a música, eu aproveitei para ver o curso de Produção Musical. Também gosto muito de sociologia, então eu fui ver Ciências Sociais e outros. Achei bem interessante poder conversar mais e descobrir coisas que provavelmente a gente não pensaria sozinho”, observa.

Mais Planeta PUCPR!

Estudantes da Região Oeste do Paraná poderão participar do Planeta PUCPR no Câmpus Toledo (Av. União, 500 – Vila Becker), no dia 29/09, das 8h às 11h30, das 13h30 às 17h e das 19h às 22h.

Na Região Norte, o Câmpus Londrina (Av. Jockei Club, 485 – Hípica) estará de portas abertas para a visita de todos os interessados no dia 06/10, das 8h30 às 18h.

Vestibular

Por fim, vale lembrar que o vestibular tradicional da PUCPR segue com inscrições abertas até o dia 07/10. Somente para o vestibular de Medicina é possível se inscrever até 24/10. Clique aqui para aproveitar essa oportunidade.

A prova do vestibular tradicional será realizada no dia 16/10 e a avaliação do vestibular de Medicina, por sua vez, será no dia 06/11.

Além disso, também é possível realizar o vestibular agendado.