Destaque - 20 set 2022

Inscrições abertas para o Vestibular 2023 da PUCPR

Além do processo seletivo tradicional, Universidade oferta vestibular agendado e ingresso via nota do Enem

As inscrições do vestibular presencial da PUCPR para ingresso no primeiro semestre de 2023 estão abertas. Para o vestibular tradicional, realizado nos Câmpus Curitiba, Londrina e Toledo, as inscrições podem ser feitas até o dia 07/10, as provas serão realizadas no dia 16/10. Para o vestibular de Medicina, as inscrições devem ser realizadas até o dia 24/10 e as provas serão aplicadas no dia 06/11, em Londrina e Curitiba.

“Trata-se de uma oportunidade para ingressar numa instituição que é considerada a melhor Universidade privada do Paraná e uma das três melhores do Brasil, segundo o ranking internacional Times Higher Education, além de ser referência em pesquisa, inovação e internacionalização. Formamos uma geração de ‘Gente Boa’ e tornamos visível a tradição marista de que educar é uma obra de amor”, comenta Irmão Rogério Renato Mateucci, Reitor da PUCPR.

Com duração de quatro horas, a prova do vestibular tradicional é composta por uma proposta de redação dissertativa-argumentativa e 40 questões objetivas das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Biologia, Química, Matemática, Física, História, Geografia, Filosofia e Língua Estrangeira. A divulgação dos candidatos aprovados na primeira chamada será realizada em 1° de novembro.

O vestibular de Medicina contempla 60 questões objetivas, além da proposta de redação, com tempo máximo de cinco horas. A lista com os candidatos aprovados em primeira chamada será publicada em 22 de novembro.

A taxa de inscrição para o vestibular tradicional é de R$ 90. Para o de Medicina, o valor é de R$ 400. Formulário de inscrição, editais e outras informações estão disponíveis no site.

American Academy Health

A PUCPR também está com inscrições abertas, até 24 de outubro, para o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, o American Academy Health. A graduação combina o modelo Liberal Arts, consolidado nos Estados Unidos, com disciplinas específicas da área da saúde. Após dois anos, o estudante pode optar por participar do processo seletivo exclusivo para os egressos do American Academy para o curso de Medicina da PUCPR ou escolher entre as demais opções de cursos da PUCPR ou da Kent State University, instituição parceira nos EUA, localizada no estado de Ohio.

O processo seletivo do American Academy Health será dividido em duas etapas: a primeira consiste na aplicação de uma prova, eliminatória e classificatória. Já a segunda etapa é a entrega e avaliação dos seguintes documentos: histórico escolar do Ensino Médio ou universitário, carta de motivação – escrita em Português e em Inglês – e certificado de proficiência em Língua Inglesa.

A prova objetiva terá os mesmos moldes do Vestibular de Medicina e também será aplicada no dia 6 de novembro, somente em Curitiba (PR).

Edital e inscrições aqui.

Entenda como funciona o American Academy Health

Outras formas de ingresso

Ainda é possível ingressar na PUCPR pelo vestibular agendado – nas modalidades presencial e online – ou com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em ambas as modalidades de vestibular agendado a prova será composta de 20 questões de múltipla escolha e redação, sendo que o candidato terá duas horas para realização do teste, incluindo o tempo para o preenchimento dos campos destinados às respostas. Para o ingresso via Enem, o candidato deve ter realizado o exame a partir de 2013, ter nota superior a 450 e não ter zerado a redação.

Informações sobre todas as formas de ingresso disponíveis na PUCPR podem ser conferidas no site.

Separamos algumas notícias para ajudar você na hora da prova do vestibular

Como lidar com a pressão familiar no período pré-vestibular?
Entenda por que dá branco na hora da prova e como resolver o problema
Selecionamos 5 apps que ajudam a estudar. Confira