Destaque - 09 jun 2020

Entenda o que é o American Academy Health

Novo modelo de graduação oferece formação multidisciplinar na área da saúde, e possibilita cursar Medicina

Estudantes da Kent State University na área externa da universidade. (Foto: Divulgação)

O trabalho dos profissionais de saúde está em evidência no cenário mundial. Para exercer o importante propósito de salvar vidas, profissionais da Medicina, EnfermagemPsicologia, Odontologia e tantos outros precisam conduzir suas práticas de forma humanizada e transformadora. Para isso, é necessário que tenham uma formação interdisciplinar que desenvolva suas competências de forma ampla, como permite o American Academy Health. Entenda o que é e como funciona este novo modelo de graduação, que está com inscrições abertas até dia 24 de outubro.

O que é o American Academy Health?

O American Academy Health é uma graduação com formação multidisciplinar e certificação internacional em saúde. A modalidade combina o modelo de ensino Liberal Arts, amplamente aplicado nos Estados Unidos, com disciplinas específicas da área de saúde ministradas na PUCPR. Após os dois anos iniciais do curso, o estudante do AA Health pode escolher se especializar dentro dos mais diversos cursos de saúde ofertados pelas duas universidades, e terminar sua graduação na PUCPR ou na Kent State University, nos Estados Unidos.

Como funciona o American Academy Health?

Quem ingressa no AA Health é estudante da PUCPR e da Kent State University desde o primeiro dia. Durante os primeiros dois anos da formação, as aulas são ministradas na PUCPR por professores da KSU, que trabalham o desenvolvimento de competências fundamentais do século XXI, enquanto professores da PUCPR lecionam disciplinas da área da saúde. Ao final desse período, o estudante tem duas certificações: Associate of Science Degree, na KSU, e diploma de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da PUCPR.

No segundo ciclo da formação, o estudante pode optar por terminar sua graduação no Brasil ou nos Estados Unidos, ingressando em um curso da área de saúde à sua escolha.

É possível estudar Medicina no American Academy Health?

Após a conclusão dos primeiros dois anos de AA Health, o estudante pode ingressar em qualquer curso na área de saúde, inclusive Medicina na PUCPR. Semestralmente, serão ofertadas 9 vagas no curso de medicina, com equivalência de disciplinas para estudantes do American Academy Health que tiverem concluído a primeira fase do programa e alcançado o score mínimo nas provas de avaliação semestral.

Qual a diferença entre fazer Medicina no American Academy Health e cursar Medicina na forma regular?

Além de o American Academy Health ter um processo seletivo à parte do tradicional para ingresso em Medicina, essa graduação oferece uma série de disciplinas nos moldes Liberal Arts, que visam desenvolver competências multidisciplinares fundamentais para todas as profissões do século XXI e que contribuem para a formação dos futuros médicos. O AA Health também possibilita ao estudante uma experiência internacional sem sair do Brasil, pois, além das aulas ministradas em inglês, ele obtém certificação internacional em Associate of Science Degree pela Kent State University – um tipo de graduação semelhante à tecnológica no Brasil -, logo nos dois primeiros anos. Além disso, o programa ainda oferta aconselhamento acadêmico personalizado e permite que o estudante vivencie profissões por meio de diversas atividades extracurriculares.

Qual a diferença entre o American Academy Health e o American Academy

A possibilidade de cursar Medicina na PUCPR com American Academy Health é uma das diferenças entre essas duas modalidades. Além disso, a carga horária do AA Health é maior, comparado ao American Academy, devido às disciplinas da área de saúde. A forma de ingresso dessa graduação também é diferente: além da necessidade de apresentar GPA (Grade Point Average), carta de motivação e proficiência em inglês, o estudante AA Health precisa prestar o vestibular PUCPR.

Como entrar para o American Academy Health?

A primeira fase do processo seletivo para o American Academy Health é uma prova classificatória e eliminatória nos moldes do vestibular. A segunda fase é a análise de documentação, que inclui o histórico escolar do Ensino Médio (com GPA mínimo de 2,5), comprovante de proficiência em inglês e uma carta de motivação, escrita em inglês e português. Essa é uma fase eliminatória.

O primeiro passo para o processo seletivo é fazer a pré-inscrição no vestibular, através do formulário online , e realizar o pagamento da taxa. Após a realização da prova, o candidato fará o upload dos documentos necessários para análise. Os aprovados receberão uma carta de aceite da Kent State University e um convite para realizarem a matrícula.

Ficou interessado? Clique aqui e se inscreva!