Destaque - 09 jun 2020

5 dicas para escrever a Carta de Motivação da PUCPR

Uma das formas de ingresso do Processo Seletivo de Inverno em 2020 inclui a análise de uma carta de motivação

carta de motivação, dicas para escrever a carta de motivação da PUCPR, carta de motivação pucpr, processo seletivo de inverno PUCPR 2020, como escrever a carta de motivação da PUC

Você estudou o ano todo e, de repente, a pandemia mudou todo o seu planejamento de estudos e provas de vestibular, certo? Mas saiba que este não precisa ser um ano “perdido”. Em 2020, exceto para os vestibulandos de Medicina, uma das formas de se tornar um #FilhodaPUCPR é pela análise do Histórico Escolar e de uma Carta de Motivação.

“Mas calma, PUCPR. Carta de Motivação, como assim? Como faz isso?”. Imagino que essas perguntas passaram pela sua cabeça. Por isso, preparamos 5 dicas para você escrever a sua Carta de Motivação para o Processo Seletivo de Inverno 2020 da PUCPR, e ficar mais perto da sua etapa como universitário.

1 – Leia atentamente o edital

Muita gente costuma pular esta etapa, mas ela é essencial, especialmente neste ano. Sua Carta de Motivação deverá ser digitada e é no edital que você encontrará as regras de formatação e estrutura que o texto deverá seguir, além do prazo e local para entregá-lo. Com todas essas informações em mãos, você conseguirá se planejar melhor para escrever uma boa Carta de Motivação.

2 – Defina os principais pontos sobre a sua escolha profissional

Esta é uma Carta de Motivação, ou seja, você precisa apresentar, neste caso, as razões para escolher a PUCPR e o curso para o qual se inscreveu. Reflita e defina os principais pontos sobre esta questão para te ajudar a estruturar o texto. Porém, tome cuidado ao estabelecer relações com histórias pessoais. Neste caso, seja breve e não perca o foco da sua Carta.

3 – Estruture sua Carta de Motivação

Na sua Carta de Motivação, serão avaliados itens como norma padrão da língua portuguesa, progressão, coerência e coesão, e uma boa estrutura textual pode ajudar nesses quesitos. É possível usar a reflexão do tópico anterior para analisar quais informações colocar em cada parte. A partir disso, você pode começar sintetizando as ideias que apresentará no seu texto e, nos parágrafos seguintes, escrever sobre seus objetivos, o que busca com a formação acadêmica no curso e Universidade, e de que maneira pretende contribuir para a sociedade como profissional.

4 – Seja objetivo

A Carta de Motivação deve falar sobre você, portanto, evite citações de grandes pensadores ou informações que fujam do objetivo do texto. Vá direto ao assunto e seja claro nas ideias. Tome cuidado também com a linguagem coloquial e lembre-se que é arriscado fazer piada durante o texto.

5 – Não copie textos de outras pessoas

Além de não demonstrar o seu potencial como futuro universitário, a cópia de textos de outras pessoas configura plágio, o que é crime.

Novo modelo de processo seletivo

Com as medidas de isolamento, muitos estudantes que se dedicaram pensando em um planejamento de estudos e objetivos para conquistar uma vaga no ensino superior, tiveram a sensação de esforços “desperdiçados” com o cancelamento ou adiamento de diversos vestibulares. Foi pensando nisso que a PUCPR decidiu modificar seu processo seletivo, nessa edição, garantindo que esses estudantes tenham acesso à educação mesmo durante este momento difícil, de maneira segura.

Para quem nunca cursou uma graduação, além da análise da carta de motivação e do histórico escolar, também é possível se inscrever usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a coordenadora do Núcleo de Processos Seletivos da PUCPR, Carla Liége, ambas as formas conseguem avaliar bem os candidatos. “Tanto o ENEM quanto a análise curricular permitem avaliar os conhecimentos do ensino médio, que é o principal objetivo de uma prova de vestibular”, explica.

Carla também dá uma dica para quem está em dúvida sobre buscar uma vaga na PUCPR agora: “esse é um momento de oportunidade, não é tempo de esperar. Com um modelo de seleção, diferente e inovador os candidatos podem inclusive, aproveitar a Carta de Motivação para demostrar melhor suas habilidades de comunicação sem aquela pressão que o vestibular tradicional muitas vezes causa”.

Para os candidatos de Medicina, a seleção será feita a partir das notas do Enem. Confira todas as formas de ingresso aqui.