Planeta PUC

Planeta PUC - 02 jun 2018

Como lidar com a pressão familiar no período pré-vestibular?

Mesmo sendo muito importante, a família pode se tornar um problema nessa época cheia de desafios

Além de muito estudo, o período pré-vestibular envolve várias outras questões da nossa vida: a relação com os amigos, a convivência familiar e todos os desafios pessoais que precisam ser superados até o dia da prova.

Por mais que você esteja se esforçando mais do que nunca, a sensação de que seu desempenho não seja suficiente ou a preocupação de que algo não dê certo é sempre presente, não é mesmo? Pior ainda quando essa pressão não vem só de nós. Neste momento, vestibular é tema recorrente nos encontros de família com perguntas que, mesmo bem-intencionadas podem nos incomodar.

Mas, se ao invés de tratar isso como uma preocupação a mais, que tal passar a incluir as pessoas mais próximas a você nesta jornada até o vestibular? Afinal, toda sua família também não vê a hora de comemorar sua aprovação. Existem algumas maneiras simples de manter a situação em casa sob controle. Destacamos estas:

Deixe seus pais participarem deste momento
Não tenha medo de compartilhar suas angústias, medos, dúvidas e planos para o futuro com seus familiares. Isso evita que eles se sintam excluídos desse processo tão importante e acabem exagerando na cobrança e nas perguntas. Não se esqueça também de estar aberto para ouvir o que seus pais têm a dizer. Eles podem lhe auxiliar a tirar uma dúvida ou esclarecer um ponto de vista.

Planejamento é o melhor remédio contra o medo
Tanto para você quanto para seus pais, planejar seus estudos (e até seus planos para o caso de não passar no vestibular) é a melhor maneira de impedir a frustração. Dessa forma, você deixa claro está fazendo tudo o que está a seu alcance e, além disso, se prepara para lidar até com uma possível reprovação.

Quem escolhe a sua carreira é você
Um dos maiores motivos de pressão acontece quando pais acabam impondo a sua preferência sobre à vontade do próprio estudante. Se você sonha com uma profissão e seus pais gostariam que você escolhesse outra, a melhor saída é abrir o jogo e deixar claro seus motivos para escolher determinado curso. Explique para eles todas as suas possibilidades de atuação e crescimento no futuro. Lembre-os de que mundo muda e as profissões mudam com ele.

Estipule um tempo de pausa com a família
Todos sabem que é muito importante ter um tempo de pausa nos estudos de vez em quando. Estudar dia e noite sem parar só vai prejudicar seu aprendizado. Se seus pais estão pressionando você para estudar, combine com eles um cronograma de aprendizado, incluindo atividades de lazer com a família. Incluí-los nesses momentos fará com que eles lhe ajudem a relaxar, e, assim, no retorno aos livros, sua produtividade será muito maior!

Durante toda sua vida a sua família estará presente. Agir da melhor forma nessa relação é uma questão de escolha e pode trazer uma ajuda muito importante, principalmente em épocas difíceis e conturbadas como essa. Contar com o auxílio familiar é o primeiro passo para um ótimo vestibular e uma trajetória profissional de sucesso!