Mestrado e Doutorado - 22 nov 2023

III Novembro Negro da PUCPR celebrará os 20 anos da Lei de ensino de História e Cultura Afro nas escolas

Evento de 20 a 23 de novembro terá conferência internacional e simpósio dos direitos humanos

novembro negro 2023

O III Novembro Negro da PUCPR irá celebrar e refletir sobre os 20 anos da Lei 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas do país.

A Lei é um marco na promoção da diversidade étnico-racial e da igualdade no Brasil. O evento tem como objetivo destacar a importância intelectual e cultural das personalidades negras, trazendo protagonismo e visibilidade para suas produções acadêmicas.

20 a 23 de novembro: III Novembro Negro

O evento realizado de 20 a 23 de novembro, das 9h às 20h30, contará com a I Conferência Internacional de Identidade e Alteridade: Perspectivas Interdisciplinares em parceria com a Kent State University (Ohio, USA), com tradução simultânea, o V Simpósio de Direitos Humanos e Políticas Públicas: Igualdade e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da PUCPR e sessões de apresentação dos trabalhos.

A programação conta com Conferências em inglês/ português, apresentações de trabalhos, mesas redondas, plenário dos Movimentos Sociais.

Entre eles:

– Conferência de Abertura: “Diversity and Anti-Racist Feminist Pedagogy in Higher Education.” / “Diversidade e Pedagogia Feminista Antirracista no Ensino Superior”

– Mesa 2: A fome tem cor, classe e gênero: políticas públicas, pesquisa e iniciativas para a superação da fome e da pobreza no Brasil;

– Lançamento do Observatório de Educação em Direitos Humanos e Justiça Restaurativa nas escolas;

Confira outros eventos realizados

27 de outubro: inauguração de estante temática na Biblioteca do Câmpus Curitiba

Sabemos como é importante conhecermos e valorizarmos a rica e diversificada cultura afro. Por isso, no dia 27/10, às 15h, no Hall da Biblioteca Central, no Câmpus Curitiba, será inaugurada a Estante Literária com autores e autoras negros(as), e autores que abordam a temática étnico racial.

Além dessa seleção, nos andares da Biblioteca Central você encontrará estantes com capas de e-books e QR Codes que direcionarão para as obras relacionadas a cultura negra. As sinalizações especiais facilitam a localização dos livros.

Faça sua inscrição

30 de outubro: Colóquio Filosofando com Mulheres – Especial Novembro Negro

Para celebrar o mês da consciência negra, o Colóquio Filosofando com Mulheres realizará um bate-papo no dia 30/10, das 19h às 20h30.

Convidadas
A professora Dra. Katiúscia Ribeiro compartilhará seus conhecimentos sobre Ancestralidade e Filosofia Africana. A Doutoranda em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação da PUCPR (PPGF), Janaína Souza de Queiroz abordará sobre a ontologia Ubuntu no Samba.

Assista aqui

Organização
O evento é uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos  (PPGDH/PUCPR), o Programa de Graduação em Filosofia (PPGF/PUCPR), o Coletivo de Estudantes Negros da PUCPR (NEGRES) e a Escola de Educação e Humanidades da PUCPR.

Serviço

20 a 23 de novembro com programação ampla em horários diversos (manhã, tarde, noite).

Ele é gratuito e aberto para toda comunidade.