Destaque

Destaque - 25 out 2022

Evento Novembro Negro PUCPR aborda obra “Pele Negra, Máscaras Brancas”, de Franz Fanon

Obra analisa relação do negro com sua identidade durante influências do sistema colonial

A luta do movimento negro para a conscientização da importância intelectual e cultural de personalidades negras na história do Brasil é um dos pontos abordados no evento Novembro Negro PUCPR, realizado pelo Coletivo de Estudantes Negros da PUCPR, Núcleo de Direitos Humanos (NDH) e Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da Escola de Educação e Humanidades.

Em 2022, o livro “Pele negra, máscaras brancas”, de Franz Fanon completa setenta anos. A obra tem grande importância nos debates étnico-raciais no Brasil pela proposta de análise da psiquê de pessoas negras que tiveram as suas vidas influenciadas pela ideologia do sistema colonial, que compreendia o ser humano branco como ideal, e como isso incidiu na autoestima de pessoas negras.

No evento Novembro Negro PUCPR, as sessões temáticas serão relacionadas com tópicos da obra, as mesas de conferências terão especialistas no autor e em eixos temáticos específicos.

Além das mesas, também serão realizadas salas de comunicação e eventos culturais musicais relacionados a temática do evento: filosofia africana e da diáspora, gênero e raça, educação das relações étnico-raciais, povos tradicionais de terreiro e de matriz africana, políticas públicas e de igualdade racial. As sessões de comunicação ocorrerão de forma híbrida, sendo possível acompanhá-las de forma presencial ou online.

As mesas serão realizadas de forma presencial, de 16 a 18 de novembro, no auditório John Henry Newman – Biblioteca da PUCPR. As inscrições podem ser feitas aqui, bem como o acompanhamento da programação.

Histórico dos eventos anteriores

Durante o IV simpósio de Direitos Humanos e Políticas Públicas e V Semana da Consciência Negra da PUPCR foram discutidas a decolonialidade e epistemologias afro-diaspóricas relacionadas com a pandemia e democracia em risco. Leia mais.

O dia da Consciência Negra também já foi celebrado na PUCPR com a presença de palestrantes de Moçambique abordando sobre a literatura moçambicana e à história africana e sua diáspora. Leia mais.

Serviços Evento Novembro Negro PUCPR

Submissões de trabalhos podem ser feitas até 25/10

Data do evento: 16 a 18 de novembro, das 18h às 21h30

Inscrições aqui.

Local: auditório John Henry Newman – Biblioteca da PUCPR

Evento gratuito

Conteúdo relacionado
Dica de leitura – obra de Lélia Gonzalez: retratos do Brasil negro