Biblioteca - 19 out 2023

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca une atividades de internacionalização e cultura

Exposição “Japão na PUCPR” terá peças de acervo do Centro de Memória e possibilidades de intercâmbio

Semana da biblioteca PUCPR

A PUCPR realizará a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, de 23 a 27 de outubro, com uma programação especial que celebra a cultura e a internacionalização, e resgata diferentes contextos literários.

O evento acontece na Biblioteca Central, localizada no Câmpus Curitiba, e na Biblioteca do Câmpus Toledo.

Confira as atividades:

Câmpus Curitiba

23/10 – Segunda-feira Temática: Japão

Estante Literária: seleção de Mangás

Exposição “Japão na PUCPR” – Curadoria do Centro de Memórias da PUCPR
A exposição celebra a parceria entre a PUCPR, a UFPR e a Kake Educational Institution que, em 2024, completa 40 anos de atividades ininterruptas. As instituições promovem o intercâmbio de cooperação internacional com a Universidade de Ciências de Okayama, que encaminha e recebem professores e estudantes para visitas e estudos.

Essa sólida parceria gerou, ao longo dos anos, um rico acervo de registros fotográficos e uma coletânea de presentes que a PUCPR recebeu da Universidade de Ciências de Okayama. Esta exposição reúne itens que fazem parte desta história e foram selecionados pelo Centro de Memórias da PUCPR.

PUCPR Internacional

Conheça e tire dúvidas sobre as opções de intercâmbio e Universidades parceiras no Japão:

– Kake Educational Institution;

– Kibi International University;

– Osaka Prefecture University;

– Shibaura Institute of Technology;

– Shinshu University;

– University of East Asia;

– University of Hyogo;

– Yokohama National University.

Das 9h30 às 10h30

“Criando seu Mangá”: Oficina e Minipalestra sobre a Arte de Desenhar Histórias, com Natsuki Miura, professor de mangá do curso Bunkyo.
Vagas limitadas – Garanta sua inscrição aqui.

PUCPR Idiomas: conheça o curso de Língua e Cultura Japonesa

24/10 – Terça-feira

Oficina “Costurando Memórias” com o Projeto Comunitário

25/10 – Quarta-feira Temática: Xadrez

Estante Literária: seleção de obras relacionadas ao universo do Xadrez.

Oficina “A Prática do Jogo de Xadrez” (Clube de Xadrez Jaime Sunye Neto PUCPR)
Partidas com integrantes do Clube de Xadrez

14h

Treinamento SIBIeduca do módulo 10 – Estudos Métricos da Informação (EMI)

O treinamento é 100% online e não necessita de inscrição prévia. Clique aqui para acessar a sala de treinamento no Teams.

26/10 – Quinta-feira Temática: Xadrez

Estante Literária: seleção de obras relacionadas ao universo do Xadrez.

Oficina “A Prática do Jogo de Xadrez” (Clube de Xadrez Jaime Sunye Neto PUCPR)
Partidas com integrantes do Clube de Xadrez.

Treinamento SIBIeduca do módulo 11 – Oficina Vosviewer

27/10 – Sexta-feira

Para introduzirmos o III Novembro Negro na PUCPR, teremos no Hall da Biblioteca:

15h

Inauguração da Estante Literária com obras de autoras e autores negros, e autores que abordam a temática étnico racial.

Roda de conversa com autores atuantes na temática étnico racial.

Obras da cultura negra

Além disso, ao percorrer pelos andares, você encontrará estantes com capas de e-books e QR Code que direcionarão diretamente para obras relacionadas à rica e diversificada cultura negra. No acervo, implementamos sinalizações especiais para que os usuários possam facilmente identificar obras com temáticas tão importante e significativa.

Durante a semana de 23 a 27 de outubro, teremos, também, exposição de livros de editoras independentes de Curitiba e região. Você terá a oportunidade de apreciar e adquirir obras incríveis para enriquecer sua coleção pessoal.

Para consultar mais informações e garantir sua vaga nas oficinas que acontecem no Câmpus Curitiba, realize sua inscrição:

quero me inscrever

Câmpus Toledo

Na Biblioteca da PUCPR Câmpus Toledo serão realizadas conversas sobre obras literárias, recebimento de livros para doações e exposição de artesanato.

25/10 – Quarta-feira

Clube do livro

9h – livro Ti Soufri
Apresentadora: Iscardely Nicolas

18h30 – livro O Homem que Amava os Cachorros
Apresentadora: Dayanne Sosa Rivas

Não é necessário ter lido as obras para participar. Estes eventos contabilizam horas complementares.

Até dia 27/10

Doação de Livros

Você pode doar livros de temas infantis, infanto juvenis e adultos para a embaixada solidária. Eles podem ser deixados na Biblioteca e na Identidade do Câmpus Toledo.

Exposição de Artesanato

A exposição Mundo de Retalhos também estará disponível na Biblioteca, ela é uma forma afetiva de preservar a cultura e incentivar recomeços. Ela é reconhecida pela ONU como uma ação que muda o mundo.