Destaque - 20 nov 2023

Estudantes da PUCPR participam de ação social que utiliza terapia com cavalos

Atividade acontece na EquoSorriso, instituição parceira do Projeto Comunitário há 10 anos

Projeto Comunitário PUCPR

Neste semestre, estudantes inscritos na ação social da Equoterapia, parceiros do Projeto Comunitário da PUCPR, tiveram a oportunidade de auxiliar diversas crianças, com deficiências, durante a terapia com cavalos. A atividade aconteceu em meio ao contato com a natureza, na sede da instituição em São José dos Pinhais.

No local, os estudantes, acompanhados da educadora da Instituição, ajudaram na condução do cavalo e nas brincadeiras lúdicas durante a prática da equoterapia, a qual promove, entre os diversos benefícios, ajuda na coordenação motora e concentração.

Para Lucas Gelinski Aguiar, estudante do curso de Medicina Veterinária, participar desta atividade foi uma oportunidade de superação pessoal. “Eu não sou muito comunicativo, inclusive tenho dificuldades para apresentar trabalhos. Por isso, fazer o Projeto Comunitário aqui me ajudou a falar mais, pois não podemos ser apenas um guia, precisamos brincar, mostrar para as crianças que estamos presentes, ser amigo delas, tudo isso ajudou a melhorar a minha comunicação”, explicou.

Projeto Comunitário PUCPR“Antes de cada atividade a gente tinha um briefing sobre a forma de falar e lidar com a criança, pois cada uma tem seu jeito. Quando você aprende de uma forma, não pode utilizar com todas as crianças. Algumas falam mais e outras menos, algumas têm cuidados especiais que precisamos aprender. E foi bem interessante a maneira como cada uma delas se apegava, pois tinham crianças que não falam uma palavra por semanas”, informou Lucas.

“Um momento marcante foi de uma menina que no início ela não falou muito e com o tempo, começou perguntar de nós, falar o nosso nome. Isso para mim foi uma das coisas mais legais”, destacou.

Maria Eduarda Brancher Scalon, acadêmica de Educação Física, também contou a sua experiência na atividade. “Ver o contato das crianças com os cavalos, o quanto elas aprendem por causa deles foi surreal. Algumas conseguem ir sozinhas no cavalo e outras nós precisamos auxiliar. Eu ajudava as crianças a procurarem brinquedos, dava a volta com eles na quadra e foi maravilhoso. Aqui na instituição eles nos ajudam bastante, estão sempre dispostos a tirar nossas dúvidas”, detalha.

Para ela, o fato de serem uma família enorme e cuidarem dos pacientes de uma maneira única foi o que mais gostou na instituição.

De acordo com a responsável institucional, Rosana Colléct de Oliveira Pereira, mais de 1.600 acadêmicos da PUCPR já passaram pela EquoSorriso. “É muito divertido perceber a mudança que os acadêmicos têm quando chegam e como eles vão embora. A gente acolhe, troca muita informação e eles também têm um contato aproximado com as crianças. Para melhorar o bloqueio dos estudantes em relação ao medo de segurá-las durante a equoterapia, deixamos eles as conduzirem em cima do cavalo. Enquanto isso, ficamos em volta ajudando, estimulando. Essas medidas ajudam na integração e é muito choro quando eles vão embora”, explicou.

Equoterapia Projeto Comunitário PUCPR“Inclusive, três acadêmicas que finalizaram o projeto agora não queriam ir embora, e por isso continuarão como voluntárias. Essas situações nos emocionam porque é uma via de mão dupla, os estudantes fizeram parte da nossa história e nós também fizemos parte da vida deles. Somos muito gratos por termos essa parceria com a PUCPR e esperamos continuar recebendo os acadêmicos aqui, pois são fundamentais para a nossa atividade”, destacou Rosana.

Já no último dia da atividade, para a despedida dos estudantes, a equipe da EquoSorriso proporcionou um momento especial para eles: uma vivência de olhos vendados em cima do cavalo. Essa experiência, de acordo com Rosana, estimula e traz diversos benefícios, como o autoconhecimento, a conexão e confiança com o cavalo, além de possibilitar o relaxamento e uma terapia para eles.

Neste semestre, além da equoterapia, outros acadêmicos também puderam se inscrever e participar das demais atividades promovidas pela instituição: bike sorriso; jardim sorriso e biblioteca sorriso.