Pacto Educativo Global - 27 set 2023

Em encontro de reitores, Papa Francisco pede compromisso na formação de jovens coreógrafos da dança da vida e da esperança

Reitor presenteou o pontífice com um livro das ações do Pacto Educativo Global feitas na PUCPR

Reitor da PUCPR entrega documento do Pacto Educativo Global para o Papa
Foto: Vatican Media

O Reitor da PUCPR, Irmão Rogério Mateucci, participou nos dias 20 e 21 de setembro, do Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança, capitaneado pela Red de Universidades para el Cuidado de la Casa Común – RUC (Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum, em português) e realizado em Roma.

O encontro reuniu mais de 150 reitores da América Latina e Caribe – do Brasil, uma delegação composta por cerca de 40 pessoas – para debater os principais desafios que a humanidade enfrenta e que as instituições de ensino superior precisam ir ao encontro de soluções, como mudanças climáticas, água, biodiversidade, desemprego, migração, tecnologia e tecnocracia.

Durante a audiência, Papa Francisco fez um chamado para que todos os reitores presentes sigam o compromisso da educação integral – para que os jovens tenham contato com as causas sociais, culturais, desafios da ciência e que todos tenham oportunidade de participar e serem incluídos. Além disso, na visão do Papa “os jovens precisam ser educados para que sejam coreógrafos da dança da vida e da esperança, com a unidade e equilíbrio entre mente, coração e mãos”.

Representando a PUCPR, o Reitor Irmão Rogério Mateucci entregou ao Papa Francisco um documento que apresenta todas as ações que a Universidade está fazendo em relação ao Pacto Educativo Global. O pacto consiste num chamado do próprio pontífice para que todas as pessoas, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária com o objetivo de transformar a sociedade.

São sete compromissos:

1) Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo;

2) Ouvir a as gerações mais novas;

3) Promover a mulher;

4) Responsabilizar a família;

5) Se abrir à acolhida;

6) Renovar a economia e a política;

7) Cuidar da casa comum.

Durante a visita a Roma, Irmão Rogério e os reitores de outras 40 universidades, entregaram ao Papa Francisco, uma carta-compromisso sobre as responsabilidades éticas das universidades quanto à Inteligência Artificial (IA).