Pacto Educativo Global

Pacto Educativo Global - 10 jun 2022

PUCPR participa da implementação das propostas do Pacto Educativo Global no Vaticano

Encontro reuniu universidades do mundo todo

“Unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar a fragmentação e a oposição e reconstruir o tecido das relações para uma humanidade mais fraterna” Com essa premissa, o Pacto Educativo Global é um convite feito pelo Papa Francisco para que toda a comunidade participe da renovação da educação para o futuro. Para isso, propõe reflexões que incentivam uma educação integral, focada no diálogo, inclusão e colaboração.

A PUCPR, representada pelo Pró-Reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR, prof. Fabiano Incerti, participou entre 30 de maio e 1º de junho, na histórica Casina Pio IV, sede da Pontifícia Academia de Ciências Sociais no Vaticano, da reunião “Linhas de desenvolvimento do Pacto Educativo Global”.

O ingresso da PUCPR entre as onze universidades de referência, nas cinco áreas temáticas do Pacto Educativo Global: Culturas e Religiões, Paz e Cidadania, Tecnologia e Ecologia Integral, Fraternidade e Cooperação e Dignidade e Direitos Humanos, também foi algo marcantes durante a reunião no Vaticano.

Integram este grupo a Universidade de Notre Dame (USA), Universidade Católica Silva Henríquez (Chile), Universidade Católica do Sacro Cuore (Itália), Universidade Católica da Etiópia, Pontifícia Universidade Javeriana (Colômbia), Universidade Católica da Austrália, Pontifícia Universidade Lateranense (Itália), Boston College (USA), Pontifícia Universidade de São Tomás (Filipinas) e Instituto Universitário Sophia (Itália).

A PUCPR, juntamente com Notre Dame e Silva Henriquez, assume o eixo Dignidade e Direitos Humanos. Como afirma o prof. Fabiano Incerti, “a PUCPR se tornar uma Universidade de referência para o Pacto Educativo Global, por um lado confirma nossa disposição e o excelente trabalho que já estamos realizando, em diferentes áreas, para responder aos apelos propostos pelo Papa Francisco e, por outro, aumenta nossa responsabilidade, como maristas, de sermos farol de esperança e espaço de transformação, principalmente para os jovens mais vulneráveis”.

Encontro

O objetivo do encontro foi acompanhar a implementação da proposta do “Pacto Educativo Global” e delinear ações futuras. Os três dias de evento foram dedicados a:

1º:  fundamentos teóricos do Pacto, com um debate promovido por intelectuais e educadores de diferentes áreas do conhecimento;

2º: compartilhamento das experiências realizadas a partir das áreas estratégicas do Pacto, além de estabelecer um plano de trabalho para os próximos meses;

3º: audiência privada com o Papa Francisco, na qual ressaltou a importância do Pacto Educativo para diminuição das desigualdades e para a construção de um mundo mais justo e solidário.

Durante a audiência, o Papa recordou também que tradição e inovação precisam caminhar juntas no enfrentamento das crises que o mundo está passando: “Um modelo emblemático de como enfrentar as crises nos é oferecido pela figura mitológica de Enéias, que, em meio às chamas da cidade incendiada, carrega em suas costas o seu velho pai Anquises e toma pelas mãos seu jovem filho Ascânio, salvando os dois (…). Enéias se salva, mas não sozinho, junto a ele estava seu pai, que representa a sua história e com o filho que é o seu futuro. E assim vai adiante. Esta figura pode ser significativa para a missão dos educadores, que são chamados a valorizar o passado – o pai carregado nas costas – e a acompanhar os jovens rumo ao futuro. Isso nos ajuda a recordar alguns princípios fundamentais do Pacto Educativo Global”.

Curso Pacto Educativo Global

Conheça o curso do “Pacto Educativo Global”, fruto da parceria entre a PUCPR e o Farol 1817 (plataforma online de capacitação).

– Confira a notícia relacionada: II Seminário Internacional de Educação Católica será realizado de 4 a 25 de junho