Biblioteca - 24 nov 2023

Biblioteca da PUCPR inaugura estante Carolina Maria de Jesus

Seleção tem livros de autores e pesquisadores que estudam a temática étnico racial

Estudante lendo em corredor da biblioteca

Sabia que a Biblioteca Central da PUCPR Câmpus Curitiba tem uma estante com livros de autores e autoras negros(as) e pesquisadores(as) e estudiosos(as) que abordam a temática étnico racial? Ela recebeu o nome de estante Carolina Maria de Jesus.

Para quem não conhece, Carolina foi uma escritora brasileira nascida em 14 de março de 1914 em Sacramento, Minas Gerais, e falecida em 13 de fevereiro de 1977 em São Paulo. Ela é mais conhecida por seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960.

A escritora era uma catadora de papel e morava na favela do Canindé, em São Paulo. Seu diário, escrito entre 1955 e 1960, descreve sua vida cotidiana, as dificuldades enfrentadas na favela e suas reflexões sobre a pobreza, a fome e a desigualdade social. O livro foi um grande sucesso, traduzido para diversos idiomas e chamou a atenção para as condições de vida precárias enfrentadas pelas pessoas em vulnerabilidade social no Brasil.

Inauguração fez parte do início da campanha novembro negro

Durante o evento participaram colaboradores, estudantes e convidados especiais que puderam contribuir para um momento muito simbólico. Kandiero, Rosane e Melissa compartilharam suas vivências em uma roda de conversa que trouxe novas perspectivas e reflexões perante o movimento da PUCPR em ser uma instituição que valoriza a diversidade e pluralidade cultural e étnica.

Ao percorrer pelos andares da Biblioteca, as pessoas encontrarão nas estantes capas de ebooks e QR Code que direcionará para obras relacionadas à rica e diversificada cultura negra. No acervo foram implementadas sinalizações especiais para que os usuários possam facilmente identificar obras com essa temática tão importante e significativa.