Destaque

Destaque - 28 jul 2023

Manual do Calouro: 8 coisas para aproveitar na PUCPR desde os primeiros dias de aula

O segundo semestre vem aí e separamos algumas dicas para estudantes

Biblioteca
Biblioteca

Bem-vindo(a), novo(a) estudante da PUCPR! Ansioso(a) para curtir ao máximo a vida universitária? Então se liga nesse guia com 8 coisas imperdíveis para fazer por aqui desde os seus primeiros dias de aula: 

Explorar os diferentes blocos 

A PUCPR possui dez blocos. Embora o número possa assustar os calouros que têm medo de se perder (acredite, vai acontecer no começo), isso também significa que há muito o que explorar dentro do nosso Câmpus. São mais de 229.000m², fora os laboratórios externos. Bora bater perna por aí? 

Conhecer a Biblioteca lindona 

Vamos começar por ela: inaugurada há 27 anos, a Biblioteca Central da PUCPR atende mais de 20 mil usuários e possui muuuitos exemplares dos mais variados gêneros para leitura e pesquisa. Mas nem só de livros vive nossa querida Biblioteca: ela também é famosa pelos vitrais incríveis que a decoram por dentro. Tem até um feito pelo artista curitibano Poty Lazzarotto! Se você adora ler ou está procurando um lugar tranquilo para estudar, vale dar uma passada por lá. 

Experimentar os lanches dos diferentes blocos 

Estudar na PUCPR te dá a oportunidade de fazer um verdadeiro tour gastronômico. Cada um de nossos blocos possui pelo menos um restaurante ou cafeteria com comidinhas deliciosas que valem a pena experimentar. Dica da redação: a coxinha do Bloco Vermelho é imperdível, e a pizza do Bloco Azul não fica para trás. Almoço no Bloco Verde é para quem está com aquela fome, e as refeições rápidas ficam por conta do Bloco Amarelo. O Bloco Laranja também tem muitas variedades. Ai, que fome! 

Conheça o Combo Estudante e Estações Rangô

Sentar no sol e conversar com os amigos 

No início do ano letivo, aproveite enquanto ainda é verão em Curitiba (pois não dura muito!) e tome um tradicional solzinho no intervalo enquanto conversa com os amigos. É uma ótima forma de espairecer entre as aulas, e aproveitar para repor a vitamina D também. 

Conhecer os doguinhos do Câmpus 

Você sabia que a PUCPR tem mascotes? São os nossos doguinhos terapeutas. É bem provável que você encontre a Cacau ou o Chico pelo Câmpus. O PUC Acolhe também desenvolve o Projeto Focinhos, que leva cães terapeutas para passear no Câmpus e reduzir o estresse dos estudantes e colaboradores, deixando-os assim: 

Descansar na Tribuna 

A Tribuna é o prédio centenário que fica logo ao lado do Portal, de frente para a Concha Acústica (sabia que lá era o antigo Jockey Clube de Curitiba?). A arquibancada da Tribuna é perfeita para relaxar após um dia intenso de estudos, ao som da água dos chafarizes. Se você se sentir cansado(a) depois de explorar todo o nosso Câmpus nos seus primeiros dias, faça da Tribuna a sua última parada para um descanso merecido. 

Ah, e o sofá preto! 

Na hora do intervalo ou depois do almoço, a competição por um lugarzinho nos sofás pretos espalhados pelos blocos é acirrada. Se você precisa de um lugar confortável para ler, estudar ou até tirar um cochilo (isso acontece sempre) quando o cansaço do fim de semestre bater, busque o sofá preto mais próximo. 


Curtiu? Então prepare-se, pois esse é apenas o começo! Muitas experiências incríveis esperam por você aqui na PUCPR. Seja bem-vindo(a) 😀 

Siga a PUCPR nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Manual do Calouro: saiba como sobreviver ao primeiro dia de aula na Universidade.
Conheça a Campanha Trote Violento não é legal