Destaque - 28 jul 2023

Manual do Calouro: como sobreviver ao primeiro dia de aula na Universidade

O início do semestre chegou e você não faz ideia de como vai fazer para sobreviver na PUCPR?

Corredor da PUCPR com estudantes andando e biblioteca ao fundo

Respira! Iniciar a graduação costuma deixar os(as) calouros(as) ansiosos(as) e animados(as) para o primeiro dia de aula. É por isso que preparamos um breve guia de dicas respondendo as principais dúvidas para que você possa começar os estudos na PUCPR com o pé direito!

Quando começam as aulas?

Preparamos uma semana especial para que você seja acolhido(a) com tudo o que você merece! As aulas em nossos Câmpus começam no dia 31 de julho.

E como eu sei qual é a minha sala de aula? 

As salas de aulas estão localizadas em blocos, também conhecidos como Escolas, mas não se preocupe, é fácil de achar!

Estudantes de graduação presencial podem consultar o ensalamento pelo Magister e pelo PUCPRApp.

Basta acessar magister.pucpr.br e preencher com sua escola/curso/período e aparecerá qual sua disciplina e sala de aula.

Pelo PUCPRApp, basta acessar a opção “ensalamento”. Acesse aqui.

Mas como eu me localizo aqui dentro, PUCPR? Fique tranquilo(a) – você pode consultar o mapa da Universidade aqui e nos primeiros dias, teremos equipes espalhadas por toda a universidade prontas pra te ajudar!

Alguns cursos têm aulas fora do Câmpus principal, em unidades próprias, como o LABCOM, dos cursos da Escola de Belas Artes, ou o Centro de Simulação Clínica, usado pela Escola de Medicina e Ciências da Vida. Se for o caso do seu curso, a localização correta de cada uma das unidades estará mais adiante nesse post.

A que horas devo chegar? Onde vejo o meu horário? 

O horário das aulas pode variar de acordo com a sua grade, tá? As aulas no período da manhã começam às 07h50, horário de Brasília, e podem ir até 12h40. Da noite, das 18h15 às 23h00. Os horários completos das suas aulas também estão disponíveis na plataforma Magister, assim como as salas.

Qual é o sistema do estudante?

Informações como notas, faltas, ensalamento, solicitação de documentos, assuntos acadêmicos e financeiros podem ser acessados através do portal do estudante.

O que é esse tal de WebAluno e o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem?

O WebAluno e o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem são as plataformas online de ensino da Universidade.

Lá, os professores postam materiais importantes como aulas, slides e plano de ensino. Muitas atividades são entregues por lá ao longo do semestre, e é possível se comunicar com os professores por um chat integrado para tirar dúvidas.

É nessa plataforma também que os estudantes acessam as aulas EAD da grade, como Leitura e Escrita Acadêmica, por exemplo.

E minha carteirinha de estudante? Como faço para retirá-la?

Você poderá retirar sua carteirinha de estudante na secretaria do seu bloco/escola. Lembre-se que é imprescindível que você sempre tenha sua carteirinha com você! Ela tem muitas utilidades dentro do Câmpus, como emprestar livros e salas na Biblioteca, pagar o estacionamento e realizar impressões e xerox nos postos de autoatendimento. Ah, e para pagar meia-entrada no cinema também, claro! 😉

Tem comida no meu Bloco?

Todos os blocos da PUCPR contam com restaurantes e/ou cafeterias com opções de lanchinhos e refeições para os estudantes. Além de espaços de alimentação para que você possa esquentar sua marmitinha – nossa ESTAÇÃO RANGÔ, além de cantinas e restaurantes parceiros que fazem parte do Combo Estudante – refeições e lanches a preços fixos! Legal, né?

Como o Câmpus é bem diverso, é legal explorar as diferentes opções que cada bloco oferece: a coxinha do Bloco Vermelho é campeã de popularidade, assim como ninguém resiste à pizza do Bloco Azul. Mas isso é só o começo dos lanches.

Se estiver com aquela fome, os pratos de almoço do Bloco Verde compensam, mas se quiser uma refeição rápida, passe na lanchonete do Amarelo.

Conheça o Combo Estudante e as Estações Rangô

Tem trote? Como funciona? 

Os trotes são organizados pelos veteranos de cada curso separadamente, então vale conversar com os estudantes responsáveis para saber como será o seu – mas você não é obrigado a participar, se não quiser.

O trote pode ser uma ótima maneira de se aproximar dos colegas, porém nunca deve ofender, humilhar ou ferir nenhum estudante. Caso se sinta desconfortável com qualquer atividade, procure a Coordenação do seu curso.

É possível entrar em contato com a ouvidoria da PUCPR: canaldiretomarista.com.br/ouvidoriaPUCPR ou pelo telefone: 0800 727 0580. A segurança do Câmpus também pode ser acionada caso seja necessário: (41) 3271-1200.

Conheça a Campanha Trote Violento não é legal

Eu posso passar por outros blocos? 

Claro! O Câmpus é lindo e deve ser explorado.

Posso usar os sofás, mesas e laboratórios de outros blocos?   

Você pode tudo! A estrutura da PUCPR está à disposição de todos os estudantes.

Quais são os portões da PUCPR?

Confira o mapa completo do Câmpus.

Em qual portão da PUCPR eu entro?

Aniversário PUCPR

Portal: é o principal e mais conhecido acesso ao Câmpus. É também o mais próximo à Biblioteca e à lateral do Bloco Amarelo (Educação e Humanidades).

Em frente ao Bloco Amarelo temos um acesso para pedestres, excelente para quem desce nos pontos de ônibus da Imaculada Conceição.

Portão 1: Acesso ao ginásio, piscinas e Arena Digital PUCPR. É de lá que sai o ônibus para o LABCOM;

Portão 2: Bloco 5, DCE e Bloco 6;

Portão 3: Blocos 9 (TECPUC) e 10;

Portão 4: Estacionamento de colaboradores.

Quais ônibus passam pela PUCPR?

Bom Retiro/PUC – Ponto na Rua Imaculada Conceição, 1142 (próximo ao Portal);

Canal Belém – Ponto na Rua Imaculada Conceição, 1142 (próximo ao Portal);

Curitiba/Fazenda Rio Grande – Ponto na Avenida Senador Salgado Filho (próximo ao Portal);

PUC/Rodoferroviária – Ponto na Avenida Senador Salgado Filho (próximo ao Portal);

Fazendinha/PUC – Ponto na Rua Imaculada Conceição, 1174  (próximo ao Portal);

GuabirotubaParadas próximas da Maqueteria e do Portal;

Interbairros I (Anti-horário) – Ponto na Rua Iapó, 1158 e Bloco 9;

Interbairros I (Horário) – Ponto em Rua Iapó, 842 (Portal);

Interbairros V – Ponto na Rua Imaculada Conceição, 1142 (próximo ao Portal);

Universidades – Pontos na Rua Iapó e Rua Imaculada Conceição;

Uberaba – Ponto na Rua Imaculada Conceição, 1142 (próximo ao Portal);

V. São Paulo – Ponto na Rua Imaculada Conceição, 1142 (próximo ao Portal).

Confira os itinerários completos e os horários desses ônibus.

O que são as Escolas da PUCPR? Qual é a minha?

As Escolas são divisões dos cursos de graduação da PUCPR por áreas do conhecimento.

Escola de Medicina e Ciências da Vida: estudos da área médica, graduação e demais cursos na área. Também engloba as áreas de estudo da saúde humana, dos demais seres vivos e do meio ambiente. Cursos: Agronomia, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Secretaria dos Cursos no Bloco 3 (Verde)

Direito: Estudos da área jurídica, graduação e demais cursos na área do Direito. Secretaria do Curso no Bloco 5 (Vermelho)

Educação e Humanidades: Licenciaturas e bacharelados na área educacional e dos estudos sociais e religiosos. Cursos: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Serviço Social e Teologia. Secretaria dos Cursos no Bloco 1 (Amarelo).

Negócios: Áreas de estudo voltadas para empreendedorismo, liderança e business. Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Marketing. Secretaria dos Cursos no Bloco 4 (Laranja).

Belas Artes: Junção entre a Escola de Arquitetura e Design e a Escola de Comunicação e Artes. Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Design, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo, Música, Produção Musical e Teatro. Secretaria dos Cursos no Bloco 2 (Azul).

Politécnica: bacharelado e tecnólogo nas áreas de engenharia e informática. Cursos: CiberSegurança, Ciência da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica (Telecomunicações, Eletrônica e Sistemas de Potência e Energia), Engenharia Mecânica,  Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Jogos Digitais, Segurança da Informação e Sistemas de Informação. Secretaria dos cursos no bloco 9.

Quais são os laboratórios externos da PUCPR e como chegar?  

Centro de Simulação Clínica 
Ambiente de aprendizado por meio de simulação para estudantes de Medicina e outras áreas da saúde, localizado no Hospital Nossa Senhora da Luz.
R. Rockfeller, 1450 – Rebouças
(41) 3271-5920

LABCOM 
Onde estão localizados os estúdios de áudio, fotografia e vídeo da PUCPR, a agência experimental de Publicidade e Propaganda (Célula), a redação convergente experimental do curso de Jornalismo (Fatos), além de auditórios e salas de aula.
BR 116 – Km100 11848 – Prado Velho
(41) 3271-6248

Clínica de Fisioterapia  
Unidade de aprendizagem do curso de Fisioterapia com laboratórios e uma clínica-escola.
Av. Sen. Salgado Filho, 555
(41) 3271-1573

Fazenda Experimental Gralha Azul (FEGA) 
Espaço utilizado pelos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal), inclui uma Clínica Veterinária e culturas experimentais.
Av. Venezuela, 1956 – Zona Rural, Fazenda Rio Grande
(41) 3604-2105

O que é e onde fica esse tal de SIGA?  

A sigla “SIGA” significa “Suporte Integrado de Gestão Acadêmica”. Lá você encontra informações sobre matrículas, mensalidades, documentação em geral, diplomas, bolsas e financiamentos.

O prédio do SIGA fica ao lado do Bloco 4 (Laranja), e o atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, e sábado das 9h às 13h. Também existe atendimento online e via telefone, de segunda a sexta das 9h às 20h no número (41) 3271-1555.

Quais são os espaços e serviços que a PUCPR tem?  

Hotmilk 
Incubadora e aceleradora de startups da PUCPR, focada em empreendedorismo e inovação. Oferece mentorias, networking e estruturas para novas ideias, além de promover contato com investidores.
R. Imaculada Conceição, 143

(41) 3271-1390

PUCPR Carreiras 
Setor da PUCPR que cuida dos estágios e empregos dos alunos. Oferece suporte para gerenciamento de carreira, tem parcerias com empresas e oferece oportunidades. Fica no térreo do prédio administrativo.

Os serviços de gerenciamento de carreira (com horário agendado) acontecem de segunda a sexta, das 9h às 17h. Para agendar, ligue (41) 3271-1130 ou 3271-2664.
Estágios: Segunda a sexta, das 9h às 19h30 (41) 3271-2255, 3271-2220 ou 3271-1151.

DCE
A sigla significa “Diretório Central dos Estudantes”. Essa é a organização que representa os estudantes da PUCPR perante a instituição, e tem cerca de 30 mil associados.
(41) 3053-0786
[email protected]

PUC Idiomas 
Escola de idiomas da PUCPR, que oferta cursos regulares de Alemão, Francês, Espanhol, Inglês, Italiano, Japonês e Português, do básico ao avançado. É possível fazer aulas de conversação, intensivos de verão e inverno, preparatório para o TOEFL, cursos semiextensivos e testes de proficiência em língua estrangeira.
R. Iapó, 1211 – Rebouças
(41) 3271-2583

PUC Internacional 

A PUCPR oferece várias oportunidades de internacionalização para os alunos, como:

INTERCÂMBIO
É possível fazer intercâmbio em universidades parceiras da PUCPR ao redor do mundo todo. São programas com duração de 1 ou 2 semestres, com inscrições semestrais em junho e novembro, para alunos a partir do 4º período de graduação.

DUPLA DIPLOMAÇÃO
Alguns cursos específicos oferecem a oportunidade de dupla diplomação (quando o aluno se forma com um diploma da PUCPR e um diploma da universidade que estudou no exterior). Os programas são:
Universidade de Ferrara (Itália): Farmácia.
Universidade de Vic (Catalunha/Espanha): Engenharia de Controle e Automação, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda.
FESIA (França): Agronomia

GLOBAL CLASSES
Disciplinas ofertadas em inglês e outros idiomas, para oportunizar experiências multiculturais para alunos locais. As disciplinas que fazem parte da matriz do seu curso podem ser equivalidas, mas se não fizerem, é possível validá-las como eletivas. As matrículas são feitas durante o período de ajuste acadêmico.

BUDDY PROGRAM
Programa de acolhimento para alunos estrangeiros feito por alunos, funcionários ou colaboradores da PUCPR. O Buddy tem a função de ajudar na adaptação do intercambista à PUCPR, ao país e cidade, auxiliar na procura por moradia, emissão do CPF, entre outros – literalmente, ser seu parceiro dentro da universidade.

Acesse o manual do Buddy Program

PUCPR Acolhe

PUCPR Acolhe é um setor de apoio estudantil dedicado ao acolhimento de todos os acadêmicos da PUCPR com propósito de promover aprendizagem, saúde integral, inclusão, garantia de direitos e proteção social.  

Ele é a junção do SEAP (Serviço de Apoio Psicopedagógico), HNB (Habilidades do Núcleo Básico) e SUEM (Serviços de Urgências e Emergências Médicas).  

Assim, buscando olhar para o estudante e sua jornada acadêmica de uma forma integral, a equipe desenvolveu a Roda da Vida Universitária da PUCPR.  

Conheça mais aqui. 

Manual do Calouro: conheça 8 coisas para aproveitar nos primeiros dias de aula