Destaque

Destaque - 14 fev 2020

Manual do Calouro: como sobreviver ao primeiro dia de aula na Universidade

O início do semestre chegou e você não faz ideia de como vai fazer para sobreviver na PUCPR?

Respira! Iniciar a graduação costuma deixar os meus novos filhos ansiosos e animados para o primeiro dia de aula. É por isso que preparei um breve guia de dicas respondendo as principais dúvidas de você, meu calouro (a), para que possa começar os estudos na PUCPR com o pé direito!

 

Qual é o meu Bloco? E número da minha sala de aula, PUC? 

Cada bloco da PUCPR possui uma Escola principal, mas nem sempre as aulas do seu curso acontecerão todas no mesmo bloco ou na mesma sala de aula.

Para conferir o bloco e a sala de cada uma das suas aulas, acesse a plataforma Magister, digite o nome do seu curso na busca e, em seguida, selecione seu período. 

Alguns cursos têm aulas fora do Câmpus principal, em unidades próprias, como o LABCOM, dos cursos de Belas Artes, ou o Centro de Simulação Clínica, usado pela Escola de Medicina e Ciências da Vida. Se for o caso do seu curso, a localização correta de cada uma das unidades estará mais adiante nesse post.

 

A que horas devo chegar? Onde vejo o meu horário? 

O horário das aulas pode variar de acordo com a sua grade, tá? As aulas no período da manhã começam às 07h50, horário de Brasília, e podem ir até 12h40. Da noite, das 18h15 às 23h00. Os horários completos das suas aulas também estão disponíveis na plataforma Magister, assim como as salas.

 

Qual é o sistema do estudante?

Informações como notas, faltas, ensalamento, solicitação de documentos, assuntos acadêmicos e financeiros podem ser acessados através do portal do estudante, mas conhecido como o PUCapp.

 

PUC, o que é esse tal de Blackboard?

Apelidado carinhosamente de Black pelos meus estudantes e professores, o Blackboard é a plataforma online de ensino da Universidade.

Lá, os professores postam materiais importantes como aulas, slides e plano de ensino. Muitas atividades são entregues pelo Black ao longo do semestre, e é possível se comunicar com os professores por um chat integrado para tirar dúvidas.

É nessa plataforma também que os alunos acessam as aulas EAD da grade, como Leitura e Escrita Acadêmica, por exemplo.

Para te ajudar a lembrar dos prazos de entrega, você pode baixar o aplicativo do Blackboard no seu celular: para iOS ou para Android, e ativar as notificações.

 

Preciso passar a carteirinha? 

Não. O controle de presença na PUCPR é feito através da chamada que cada professor faz durante a aula.

Sua carteirinha vai ter outras utilidades dentro do Câmpus, como alugar livros e salas na Biblioteca, pagar o estacionamento e realizar impressões e xerox nos postos de autoatendimento. Ah, e para pagar meia-entrada no cinema também, claro! 😉

 

Como funcionam os primeiros dias de aula na PUCPR? Eu preciso ir?

Os primeiros dias de aula são cheios de empolgação e novidades, então, eu não perderia se fosse você!

É durante esse período que os professores se apresentam e introduzem as disciplinas, que os veteranos passam dicas para os calouros e que o pessoal da sala aproveita para se conhecer e fazer amizade.

Se você é do tipo calouro perdido, os primeiros dias de aula também são úteis para explorar o Câmpus e se situar no novo habitat.

 

O que devo levar? 

É sempre uma boa trazer uma cópia do seu horário e ensalamento, para poder confirmar onde e a que horas suas aulas acontecerão para não ficar perdido(a).

Caderno, caneta, agenda ou qualquer lugar em que você possa fazer anotações também são importantes (vale notebook ou tablet também). Ah, e não esqueça da água para ficar hidratado(a)!

 

Tem comida no meu Bloco?

Todos os blocos da PUCPR contam com restaurantes e/ou cafeterias com opções de lanchinhos e refeições para os alunos.

Como o Câmpus é bem diverso, é legal explorar as diferentes opções que cada bloco oferece: a coxinha do Bloco Vermelho é campeã de popularidade, assim como ninguém resiste à pizza do Bloco Azul. Mas isso é só o começo dos Lanchos da PUC.

Se estiver com aquela fome, os pratos de almoço do Bloco Verde compensam, mas se quiser uma refeição rápida, passe na lanchonete do Amarelo. Caso prefira, o DCE também oferece opções de lanches e refeições com preços bem legais. Já estou salivando aqui…

 

Tem trote? Como funciona? 

Os trotes são organizados pelos veteranos de cada curso separadamente, então vale conversar com os alunos responsáveis para saber como será o seu – mas você não é obrigado a participar, se não quiser.

O trote pode ser uma ótima maneira de se aproximar dos colegas, porém nunca deve ofender, humilhar ou ferir nenhum de meus estudantes. Caso se sinta desconfortável com qualquer atividade, procure a Coordenação do seu curso.

Você também pode participar do Trote Solidário, organizado anualmente pela própria PUCPR para engajar os calouros socialmente. É uma ótima maneira de se integrar com os outros alunos novos, e ainda ajudar outras pessoas 🙂

 

Eu posso passar por outros blocos? 

Claro! O Câmpus é lindo e deve ser explorado.

 

Posso usar os sofás, mesas e laboratórios de outros blocos?   

Você pode tudo! A estrutura da PUCPR está à disposição de todos os alunos.

 

Quais são os portões da PUCPR?

Confira o mapa completo do Câmpus

 

Em qual portão da PUCPR eu entro?

Portal: é o principal e mais conhecido acesso ao Câmpus. É também o mais próximo à Biblioteca e à lateral do Bloco Amarelo (Educação e Humanidades).

Em frente ao Bloco Amarelo temos um acesso para pedestres, excelente para quem desce nos pontos de ônibus da Imaculada Conceição.

Portão 1: Acesso ao ginásio, piscinas e FTD Digital Arena. É de lá que sai o ônibus para o LABCOM.

Portão 2: Bloco 5 (Escola de Direito), DCE e Bloco 6 (Escola de Medicina)

Portão 3: Blocos 9 (TECPUC) e 10 (Escola Politécnica)

Portão 4: Estacionamento de colaboradores

 

Quais ônibus passam pela PUCPR?

Bom Retiro/PUC – Ponto na Rua Imaculada Conceição, 1142 (próximo ao Portal)

Canal Belém – Ponto na Rua Imaculada Conceição, 1142 (próximo ao Portal)

Curitiba/Fazenda Rio Grande – Ponto na Avenida Senador Salgado Filho (próximo ao Portal)

PUC/Rodoferroviária – Ponto na Avenida Senador Salgado Filho (próximo ao Portal)

Fazendinha/PUC – Ponto na Rua Imaculada Conceição, 1174  (próximo ao Portal)

GuabirotubaParadas próximas da Maqueteria e do Portal

Interbairros I (Anti-horário) – Ponto na Rua Iapó, 1158 e Bloco 9

Interbairros I (Horário) – Ponto em Rua Iapó, 842 (Portal)

Interbairros V – Ponto na Rua Imaculada Conceição, 1142 (próximo ao Portal)

Universidades – Pontos na Rua Iapó e Rua Imaculada Conceição

Uberaba – Ponto na Rua Imaculada Conceição, 1142 (próximo ao Portal)

V. São Paulo – Ponto na Rua Imaculada Conceição, 1142 (próximo ao Portal)

Confira os itinerários completos e os horários desses ônibus.

 

O que são as Escolas da PUCPR? Qual é a minha?

As Escolas são divisões dos cursos de graduação da PUCPR por áreas do conhecimento.

Ciências da Vida: Áreas de estudo da saúde humana, dos demais seres vivos e do meio ambiente. Cursos: Agronomia, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Florestal, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia

Direito: Estudos da área jurídica, graduação e demais cursos na área do Direito.

Educação e Humanidades: Licenciaturas e bacharelados na área educacional e dos estudos sociais e religiosos. Cursos: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, História, Letras, Matemática, Pedadogia, Química, Serviço Social e Teologia.

Medicina: Estudos da área médica, graduação e demais cursos na área da Medicina.

Negócios: Áreas de estudo voltadas para empreendedorismo, liderança e business. Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Marketing

Belas Artes: Recente junção entre a Escola de Arquitetura e Design e a Escola de Comunicação e Artes. Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Design, Tecnologia em Produção Digital Multiplataformas, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo, Música, Produção Musical e Teatro.

Politécnica: bacharelado e tecnólogo nas áreas de engenharia e informática. Cursos: CiberSegurança, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica (Telecomunicações, Eletrônica e Sistemas de Potência e Energia), Engenharia Mecânica,  Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Gestão da Produção Industrial, Jogos Digitais, Segurança da Informação e Sistemas de Informação.

Quais são os laboratórios externos da PUCPR e como chegar?  

Centro de Simulação Clínica 
Ambiente de aprendizado por meio de simulação para alunos de Medicina e outras áreas da saúde, localizado no Hospital Nossa Senhora da Luz.
R. Rockfeller, 1450 – Rebouças
(41) 3271-5920

LABCOM 
Onde estão localizados os estúdios de áudio, fotografia e vídeo da PUCPR, a agência experimental de Publicidade e Propaganda (Célula), a redação convergente experimental do curso de Jornalismo (Fatos), além de auditórios e salas de aula.
BR 116 – Km100 11848 – Prado Velho
(41) 3271-6248

Clínica de Fisioterapia  
Unidade de aprendizagem do curso de Fisioterapia com laboratórios e uma clínica-escola.
Av. Sen. Salgado Filho, 555
(41) 3271-1573

Fazenda Experimental Gralha Azul (FEGA) 
Espaço utilizado pelos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal), inclui uma Clínica Veterinária e culturas experimentais.
Av. Venezuela, 1956 – Zona Rural, Fazenda Rio Grande
(41) 3604-2105

 

O que é e onde fica esse tal de SIGA?  

A sigla “SIGA” significa “Suporte Integrado de Gestão Acadêmica”. Lá você encontra informações sobre matrículas, mensalidades, documentação em geral, diplomas, bolsas e financiamentos.

O prédio do SIGA fica ao lado do Bloco 4 (Laranja), e o atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, e sábado das 9h às 13h. Também existe atendimento online e via telefone, de segunda a sexta das 9h às 20h no número (41) 3271-1555.

 

Quais são os espaços e serviços que a PUCPR tem?  

TECPUC 

Há mais de 20 anos, o TECPUC oferta cursos Técnicos em Administração, Enfermagem, Eventos, Informática para Internet, Logística, Mecânica, Mecatrônica, Publicidade, Química, Radiologia, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Também oferece Ensino Médio com Técnico em Administração e Informática (manhã e tarde).

O TECPUC fica no bloco 10 (famoso “Paraguai”), e o telefone é (41) 3271-1395

HotMilk 
Incubadora e aceleradora de startups da PUCPR, focada em empreendedorismo e inovação. Oferece mentorias, networking e estruturas para novas ideias, além de promover contato com investidores.
R. Imaculada Conceição, 143

(41) 3271-1390

PUC Carreiras 
Setor da PUCPR que cuida dos estágios e empregos dos alunos. Oferece suporte para gerenciamento de carreira, tem parcerias com empresas e oferece oportunidades. Fica no térreo do prédio administrativo.

Os serviços de gerenciamento de carreira (com horário agendado) acontecem de segunda a sexta, das 9h às 17h. Para agendar, ligue (41) 3271-1130 ou 3271-2664.
Estágios: Segunda a sexta, das 9h às 19h30 (41) 3271-2255, 3271-2220 ou 3271-1151.

DCE
A sigla significa “Diretório Central dos Estudantes”. Essa é a organização que representa os estudantes da PUCPR perante a instituição, e tem cerca de 30 mil associados.
(41) 3053-0786
[email protected]

PUC Idiomas 
Escola de idiomas da PUCPR, que oferta cursos regulares de Alemão, Francês, Espanhol, Inglês, Italiano, Japonês e Português, do básico ao avançado. É possível fazer aulas de conversação, intensivos de verão e inverno, preparatório para o TOEFL, cursos semiextensivos e testes de proficiência em língua estrangeira.
R. Iapó, 1211 – Rebouças
(41) 3271-2583

PUC Internacional 

A PUCPR oferece várias oportunidades de internacionalização para os alunos, como:

INTERCÂMBIO
É possível fazer intercâmbio em universidades parceiras da PUCPR ao redor do mundo todo. São programas com duração de 1 ou 2 semestres, com inscrições semestrais em junho e novembro, para alunos a partir do 4º período de graduação.

DUPLA DIPLOMAÇÃO
Alguns cursos específicos oferecem a oportunidade de dupla diplomação (quando o aluno se forma com um diploma da PUCPR e um diploma da universidade que estudou no exterior). Os programas são:
Universidade de Ferrara (Itália): Farmácia.
Universidade de Vic (Catalunha/Espanha): Engenharia de Controle e Automação, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda.
FESIA (França): Agronomia

GLOBAL CLASSES
Disciplinas ofertadas em inglês e outros idiomas, para oportunizar experiências multiculturais para alunos locais. As disciplinas que fazem parte da matriz do seu curso podem ser equivalidas, mas se não fizerem, é possível validá-las como eletivas. As matrículas são feitas durante o período de ajuste acadêmico.
Consulte os horários e disciplinas disponíveis

BUDDY PROGRAM
Programa de acolhimento para alunos estrangeiros feito por alunos, funcionários ou colaboradores da PUCPR. O Buddy tem a função de ajudar na adaptação do intercambista à PUCPR, ao país e cidade, auxiliar na procura por moradia, emissão do CPF, entre outros – literalmente, ser seu parceiro dentro da universidade.

Acesse o manual do Buddy Program

SEAP 
A sigla significa “Serviço de Apoio Psicopedagógico”, e consiste em uma equipe de psicopedagogos, psicólogos e professores que exercem trabalhos voltados à saúde mental e inclusão e aprendizagem dos alunos.

O SEAP também oferece serviços de reorientação profissional, programa de educação inclusiva (acessibilidade de estudantes com necessidades especiais), suporte de aprendizagem e suporte psíquico e emocional (relacionado a queixas como ansiedade, depressão, fobias). O SEAP também é o responsável pelos cães terapeutas que passeiam pelo campus alegrando a vida dos estudantes e professores.