Destaque - 24 ago 2022

Summer Institute PUCPR proporciona aprendizado internacional durante as férias

Diário de bordo da viagem conta a experiência de participantes em Florença

O Summer Institute é uma das oportunidades de internacionalização que a PUCPR tem. Ele funciona como um período letivo internacional, durante as férias de verão, para aprimoramento de skills, cursando uma disciplina para aprender mais sobre o seu curso em um outro idioma, durante visitas técnicas acompanhadas de um professor especializado no tema proposto.

Entre 11 e 15 de julho, os participantes do Summer Institute aproveitaram para conhecer outras cidades, uns foram para Roma, outros chegaram antes em Florença e também tiveram os que chegaram na cidade em 16 de julho já para as aulas.

Quando chegaram no HUB Florença, no Palazzo Vettori, os estudantes e professores foram recebidos pela equipe do Câmpus para uma acolhida, que contou com a presença do diretor do Fabrizio Ricciardelli e membros da equipe local compartilharam orientações sobre saúde, segurança e outros temas gerais.

As aulas começaram em 18 de julho de 2022, e professores de dois cursos da PUCPR – Arquitetura (Curitiba) e Direito (Londrina) pela primeira vez conduziram as disciplinas regulares de graduação fora do Brasil, no Hub Florença, compartilhado com a Kent State University. Saiba mais aqui.

A estudante Mariana Ibrahim Malfatti, do curso de Arquitetura e Urbanismo, conheceu o programa por meio do site da PUCPR e escolheu a disciplina “Architecture: environment, history and society”. Ela conta que decidiu participar do Summer Institute porque já fazia um tempo que desejava viajar internacionalmente para estudar, aproveitar a oportunidade e contribuir com o currículo.

“Estou gostando muito da experiência proporcionada pelo Summer e aproveitando bastante. É muito bom poder viajar com amigos, conhecer diferentes culturas e ter a chance de estudar em outro país. A melhor coisa é ter uma aula teórica e, posteriormente, conhecer melhor o conteúdo em uma aula de campo, agregando muito no aprendizado.”

Para ela, estudar no Hub em Florença está sendo incrível “pela oportunidade de fazer amizades com pessoas do mundo todo, ter aulas em outra língua, conhecer os monumentos da cidade e estudá-los ao mesmo tempo e ainda poder me divertir com os professores e demais estudantes”

As aulas em Florença acabaram em 28 de julho e os estudantes e professores retornaram no dia 30 de julho.

Confira o vídeo feito pela estudante Mariana.