Destaque - 28 jul 2022

PUCPR inaugura presença internacional através do Summer Institute – Florença

Momento histórico para a PUCPR marca início das aulas do programa

O Summer Institute – período letivo internacional da PUCPR, realizado nas férias de verão – está em pleno andamento em Florença, na Itália. O dia 18 de julho de 2022 ficará registrado como um momento histórico para a PUCPR: pela primeira vez, professores de dois cursos da Universidade – Arquitetura (Curitiba) e Direito (Londrina) – iniciaram a condução de disciplinas regulares de graduação fora do Brasil, no Hub em Florença, compartilhado com a Kent State University.

Disciplinas

O professor Marlos Hardt, da Escola de Belas Artes, está conduzindo a disciplina de “Architecture and city: history, society and environment in different world contexts”; na sala ao lado, os professores Patrícia Eliane da Rosa Sardeto e Henrico Cesar Tamiozzo conduzem a disciplina de “Digital Law: Human Being in (Renain)essence”.

Acolhida no HUB Florença – Palazzo Vettori

Pela manhã os estudantes e professores foram recebidos pela equipe do câmpus da PUCPR at KSU – Florence para uma sessão de acolhida, na qual o diretor do câmpus, Fabrizio Ricciardelli e membros da equipe local passaram orientações importantes sobre saúde, segurança e outros temas gerais.

As aulas vão até o dia 28 de julho e acontecerão não apenas nas salas do Palazzo Vettori, mas em diferentes lugares históricos de Florença – como o Palazzo Vecchio e a Galleria degli Uffizi – e ainda, em cidades da região da Toscana, como Siena. A proposta é de o PUCPR Summer Institute – Florença acontecer todo ano em julho, com cursos nas mais diversas áreas do conhecimento. Para saber mais sobre o Summer Institute, clique aqui.

Assinatura contrato parceria KSU e prefeitura de Florença

Como parte das atividades de lançamento do PUCPR Summer Institute –  Florença, a delegação da PUCPR, composta pelo diretor de internacionalização, prof. Marcelo Távora Mira, e a Coordenadora de Educação Internacional, Adriana Mattei, foi convidada para participar da cerimônia de assinatura de um convênio entre a Kent State University e a prefeitura de Florença, representados respectivamente pelo vice-presidente de educação internacional da KSU, Marcello Fantoni, e por Elisabetta Meucci, assessora da prefeitura para assuntos de universidade e pesquisa da cidade de Florença.

O evento aconteceu no Salone dei Duegento, o salão do conselho municipal da cidade, localizado no famoso Palazzo Vecchio, antiga residência dos Medicis, a família europeia mais importante na promoção do renascimento italiano. Na ocasião, a PUCPR foi apresentada à gestora municipal como parceira estratégica da Kent State, e foi convidada a discutir possíveis parcerias visando promover a vinda de estudantes para a cidade.

Conheça os benefícios do Summer Institute

O Summer Institute em Florença é uma oportunidade de cursar disciplinas regulares de graduação – inclusive adiantando o andamento do curso – enquanto viaja e conhece lugares incríveis acompanhado de um professor especializado no tema proposto. Além disso, participar do Summer Institute agrega muito valor ao currículo acadêmico e profissional e favorece o networking com pessoas de vários países.

Conheça as oportunidades de internacionalização da PUCPR