Destaque - 03 nov 2022

Semana Roxa EMCV terá iniciativas de conscientização sobre o câncer de mama e de próstata

Durante evento serão recebidas doações de lenços para o Hospital Erasto Gaertner

Para promover iniciativas de conscientização sobre câncer de mama e o câncer de próstata, a Escola de Medicina e Ciências da Vida (EMCV) da PUCPR realizará a Semana Roxa, que é a união das ações do Outubro Rosa e Novembro Azul.

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Câncer de Mama é o que tem mais incidência em mulheres no mundo. Em 2020, foram estimados aproximadamente 2,3 milhões de casos novos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres, com 684.996 óbitos estimados para 2020. (15,5% dos óbitos).

No caso do Câncer de Próstata, é o segundo tumor maligno mais comum entre os homens no Brasil. Em 2020, a estimativa de novos casos é de 65.840, equivalente a 29,2% dos tumores que afetam o sexo masculino. O número de óbitos em 2020 foi de 15.841.

Na Semana Roxa EMCV, de 7 a 11 de novembro, teremos palestras sobre os temas: relatos de experiência, papel da espiritualidade, exercícios e prevenção. Confira a programação completa aqui.

Durante o evento serão recebidas as doações de lenços para os pacientes com câncer do Hospital Erasto Gaertner. A Semana Roxa é aberta para toda a comunidade e estudantes que desejam certificados para validar suas horas precisam realizar a inscrição no Eventum.

A iniciativa tem a participação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Educação Física.