Iniciação Científica

Iniciação Científica - 04 dez 2019

Estudante de Fisioterapia participa de pesquisa no PPGTS

Rafael teve seu primeiro contato com a pesquisa em um PIBIC inciado em 2017 e agora estuda na Alemanha

Rafael Lúcio da Silva entrou no curso de Fisioterapia da PUCPR em 2016 e iniciou seu primeiro projeto de Iniciação Científica (PIBIC) entre 2017 e 2018. Já em 2019, ingressou no grupo de pesquisa Ciência e Tecnologia para Motor Humano do Programa de Pós Graduação de Tecnologia em Saúde (PPGTS) da Universidade. “Sempre imaginei o quão longe a pesquisa científica poderia me levar”, diz.

Rafael passou a participar do projeto de pesquisa Modelagem Matemática Computacional para investigação do Controle Postural Pos Acidente Vascular Cerebral (AVC), assumindo “um compromisso mais sério com o mundo científico”, como afirma o estudante.

Colegas, orientadores e Rafael
Da esquerda para a direita: Ms. Rachid Ramadan (doutorando), professor Gregor Schoner (orientador de Rafael na Alemanha), Rafael, Ms. Corra Hummert (doutoranda) , Dr. Lei Zhang (pós-doutorando).

Sobre orientação da professora Elisangela Manfra, ele agora é bolsista do programa PIBIC Mobilidade Internacional na Universitat of Bochum, na Alemanha. “Tenho tido a oportunidade de presenciar reuniões e exposições de tecnologias sobre inovação e me desenvolver em aspectos profissionais. Hoje, posso participar de um espaço único com diversos cientistas de diversas nacionalidades diferentes”, completa.