Pesquisa - 19 out 2023

PUCPR recebe mais uma pesquisadora ucraniana refugiada

Universidade é uma das instituições de ensino que estão recebendo cientistas da Ucrânia contemplados com bolsas de estudo da Fundação Araucária

pesquisadora ucraniana PUCPR

Desde o início do conflito entre Ucrânia e Rússia, mais de 400 refugiados já desembarcaram no Brasil. Por meio de um programa da Fundação Araucária, do governo do Paraná, que oferece bolsas para pesquisadores do país do Leste europeu, mais de 10 cientistas ucranianos foram acolhidos no estado. A primeira pesquisadora convocada para atuar na PUCPR foi a professora Zhanna Virna, que chegou em julho de 2022 em solo paranaense.

“O que deixa todo mundo triste é que estão bombardeando jardins de infância e até hospitais da região onde eu vivia. Inclusive duas universidades foram bombardeadas e não existe possibilidade de paz por lá”, lamenta Zhanna Virna, pesquisadora ucraniana.

Em junho deste ano, a PUCPR recebeu Svitlana Lysenko, a segunda ucraniana que vai atuar na Universidade. Moradora de Kiev, capital da Ucrânia, a professora relembra a inquietação e o medo constante de quando estava em seu país. “Ninguém sabe se vai acordar amanhã. Haverá amanhã? Quando soa o sinal de alarme aéreo, o coração afundava de medo”.

A pesquisadora, que descobriu o programa por meio do site do Ministério da Educação e Ciência da Ucrânia, tem como tema de pesquisa a educação profissional pós-graduada e a formação de mestres e pós-graduandos. “Estou gostando de Curitiba, principalmente pelo clima mais quente. Já visitei diversas apresentações folclóricas e estou fazendo aulas de português”, comenta Lysenko.

“A PUCPR tem uma longa experiência de internacionalização e temos certeza de que o trabalho das duas pesquisadoras ucranianas veio para somar às pesquisas que já são desenvolvidas na Universidade. A troca de conhecimentos é bastante enriquecedora”, afirma a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR, Patrícia Lupion Torres.

Conheça a iniciativa de Acolhida de pesquisadoras

O Programa Paranaense de Acolhida aos Cientistas Ucranianos recebeu até o momento 19 pesquisadores, sendo que os últimos quatro chegaram no mês de agosto. Os 19 cientistas estão distribuídos nas seguintes universidades: UENP, UEL, PUCPR, UTFPR, Unicentro, Unioeste, Unila, UEPG,  IFPR e UEM.

Ele é uma iniciativa do Governo do Paraná e é executado pela Fundação Araucária, com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“Esse Programa tem impactado o sistema de ciência, tecnologia e inovação significativamente, pois os pesquisadores contribuem, dentre outras iniciativas, com os nossos programas de pós-graduação. Essa troca de conhecimento pode ser identificada nas mais variadas áreas e resulta no desenvolvimento de pesquisas e projetos conjuntos, não só com as nossas universidades, mas também com a de outros países, fortalecendo as ações de internacionalização”, destacou a coordenadora da Área Internacional da Fundação Araucária, Eliane Segati.