Escola de Educação e Humanidades

Escola de Educação e Humanidades - 14 jul 2022

Pesquisadora ucraniana é acolhida na PUCPR

Zhanna Virna atuará em projeto "Educação e Direitos Humanos" da EEH

A professora ucraniana Zhanna Virna, por meio do Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, vai atuar na Escola de Educação e Humanidades (EEH) da PUCPR com o projeto “Educação e Direitos Humanos: bem-estar e melhora da qualidade de vida na escola e na comunidade”.

A docente morava em Lutsk, noroeste da Ucrânia, e atuava na Universidade Nacional Lesya Ukrainka Volyn, mas com o início da guerra precisou se refugiar na Polônia.

A convocação para o Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas tem como objetivo acolher e integrar as cientistas na comunidade paranaense para atuar na Pós Graduação Stricto Sensu, colaborações conjuntas futuras para a reconstrução e fortalecimento de economia ucraniana por meio da ciência e inovação em parceria com o Paraná e favorecer a integração no desenvolvimento de atividades de pesquisa em todas as áreas do conhecimento que apresentem aderência aos NAPIs.

Até o momento foram preenchidas 21 das 50 bolsas disponíveis no Programa criado pela Fundação Araucária em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). As pesquisadoras serão alocadas em instituições públicas ou privadas aptas para recebê-los.

Assista a entrevista da professora aqui.

Notícia relacionada:
Embaixador da Ucrânia é recebido no gabinete do reitor da PUCPR