Reitoria - 12 jul 2023

Reitor da PUCPR realiza momento de acolhida em solidariedade à Universidade Católica Ucraniana

Pesquisadoras ucranianas acolhidas na PUCPR participaram de café com oração

PUCPR se solidariza com universidade ucraniana
Na foto, da esquerda para a direita: Diretor de internacionalização Marcelo Mira; a primeira pesquisadora ucraniana que foi acolhida na PUCPR, Zhanna Virna; o Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci; a segunda pesquisadora ucraniana acolhida, Svitlana Lysenko, e o Prof. Paulo Nogas.

A cidade de Lviv, na Ucrânia, foi bombardeada e a UKU – Universidade Católica Ucraniana também foi atingida. O Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, sensibilizado pelo ocorrido, realizou um momento de acolhida com o povo ucraniano, representado pelas pesquisadoras acolhidas na PUCPR em parceria com a Fundação Araucária: Zhanna Virna e Svitlana Lysenko, durante um café com oração.  

Durante a acolhida, o Ir. Rogério relembrou a afirmação do Papa Francisco “perante a barbárie do assassínio de crianças, de inocentes e de civis indefesos, não há razões estratégicas que justifiquem: a única coisa a fazer é pôr fim à inaceitável agressão armada, antes que ela reduza as cidades a cemitérios. Com pesar no coração uno a minha voz à do povo que implora o fim da guerra. Em nome de Deus, que se ouçam os gritos de sofrimento e que cessem os bombardeamentos e ataques! Que se vise verdadeira e decididamente a negociação, e que os corredores humanitários sejam eficazes e seguros. Em nome de Deus, peço-vos: parai este massacre! (Angelus de 13/03/2022)”.  

No final do café com oração, o Reitor também enviou um vídeo de apoio para a Universidade Católica da Ucrânia.

Oração pela paz na Ucrânia 

Deus misericordioso e compassivo, nós nos voltamos a Ti neste momento de angústia e incerteza, pedindo pelo fim da guerra na Ucrânia. Reconhecemos o sofrimento de todos os envolvidos, de ambos os lados, e pedimos que toques os corações dos líderes e soldados para que possam enxergar a humanidade comum entre si.  

Pai, nós Te imploramos para que protejas aqueles que são inocentes, aqueles que foram lançados nas trincheiras de batalhas e conflitos que não escolheram. Estende Tua mão protetora sobre eles, e permite que encontrem paz e refúgio em meio ao caos. Conforta as famílias que perderam entes queridos, e dá força aos que lutam para reconstruir suas vidas em meio à destruição. 

Pedimos, Senhor, que ilumines os governantes e líderes, para que possam enxergar além de suas próprias ambições e interesses, e abracem a causa da paz, justiça e dignidade para todos os povos. Inspira-os a buscar soluções pacíficas e diplomáticas, em vez de perpetuar a violência e a guerra. 

Deus, concede-nos a sabedoria para discernir a verdade no meio das informações conflitantes, e a coragem para defender os princípios de justiça e compaixão. Que possamos ser agentes de mudança, promovendo a paz e o entendimento em nossas próprias comunidades e no mundo. 

Que tua misericórdia e amor infinito estejam presentes na Ucrânia e na Rússia, curando as feridas da guerra e unindo nossos corações em um propósito comum de paz e fraternidade. 

Em Teu nome, nós rezamos. Amém. 

Notícias relacionadas
Pesquisadora ucraniana é acolhida na PUCPR
Embaixador da Ucrânia é recebido no gabinete do Reitor da PUCPR