Destaque - 06 maio 2024

Egresso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR é finalista no 10º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura

O trabalho final de graduação foi selecionando na categoria de Melhor Projeto Acadêmico na premiação realizada pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura

Autor: Rafael Gueller Araújo Brandão, 2023

Celebrando sua 10ª edição, o Prêmio Saint-Gobain da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBea) é um grande incentivador à inovação e sustentabilidade, sendo referência para projetos no mercado.

Entre os selecionados da Categoria Acadêmica, está o Alumni Rafael Gueller Araújo Brandão, formado em 2023 em Arquitetura e Urbanismo. Rafael é finalista na modalidade projeto acadêmico, que contempla os melhores projetos e edificações com foco em Conforto do Ambiente e funcionalidade, Inovação, Sustentabilidade, Design e Relevância Social e Urbanística e Integração com o entorno.

Com a temática “Nova Base Naval-Militar em Paranaguá”, o projeto foi orientado pelo Prof. Me. Marcelo José Marcolla e contempla melhorias nos aspectos conceituais, tecnológicos, de eficiência energética, sustentabilidade, inovação e de conforto climático ambiental, não apenas na base militar, mas em toda sua volta.

O trabalho se iniciou pelo levantamento teórico e pela identificação de problemas arquitetônicos e urbanísticos enfrentados pelas Forças Armadas do Brasil, instaladas no litoral paranaense. A partir do diagnóstico realizado com a participação do órgão, Rafael pôde propor estratégias arquitetônicas e paisagistas, que somadas, garantem a qualificação das atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil, além de melhorias no aspecto turístico e de qualidade urbana no entorno imediato à Base.

Confira aqui as pranchas do projeto

O Grupo Saint-Gobain e a AsBEA, idealizadores do prêmio, mobilizam profissionais e estudantes engajados no papel essencial da construção civil para o bem-estar das pessoas.

“São duas áreas complexas em suas próprias formas: a arquitetura e o urbanismo, mas que a PUCPR consegue abordar de forma completa, ampliando o repertório, pensamento crítico e habilidades em ambas, entregando além do esperado. Por esses e outros vários motivos, tenho a certeza de ser muito grato em ter cursado A&U na gigante PUCPR”, destaca Rafael. E ainda completa “É um sonho realizado o de poder sair da graduação com as amizades, o reconhecimento e a qualidade do curso e da Instituição”.

Além da categoria Acadêmica, também serão premiados profissionais de Arquitetura na modalidade de Projeto e Edificação, considerando as tipologias: Residências, Edifícios e Conjuntos Residenciais, Comercial, Serviços e Industrial, Institucional e Arquitetura Corporativa e de Interiores.