Reitoria - 23 out 2023

PUCPR é segunda instituição brasileira certificada como “Universidade Azul”

Universidade se compromete a seguir e promover os princípios de justiça hídrica

professor PUCPR recebe certificado de universidade azul

Durante a cerimônia do Fórum da Água dos Povos, realizada na Colômbia, no dia 26/10, a PUCPR foi credenciada com uma “Universidade Azul”. Desta forma, a instituição brasileira é a segunda no sul global a receber o certificado e se compromete a:

– Promover os princípios da justiça hídrica, com prioridade ao direito humano à água potável;

– Proteção da água como recurso público e sua gestão sustentável;

– Busca refletir sobre a situação da água no Brasil e no mundo, incentivando as pessoas a evitarem o desperdício e a desenvolverem uma nova relação com a água.

PUCPR recebe certificado universidade azul“Quero expressar nossa alegria em sermos acolhidas como blue university, de maneira coletiva nos comprometemos a reconhecer a água e o saneamento como um direito humano e a promover a questão pública do serviço de água e saneamento. Cuidar da água é uma questão de extrema necessidade”, disse o padre Elias Wolff, professor da PUCPR e membro da Rede Ecumênica da Água do Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

Certificado é apresentado na Casa de Francisco e Clara

O Prof. Elias Wolff e Eva Gislaine, membro do Clube da Água da PUCPR e doutoranda em Teologia, apresentaram o certificado de “Universidade Azul” para participantes do evento A Casa Dialoga, promovida pela Casa de Francisco e Clara, na PUCPR.

Entrega do Certificado para o Reitor da PUCPR

Reitor PUCPR certificado azul

No dia 16/10, o certificado  foi entregue, em cerimônia oficial, ao Reitor da PUCPR, Irmão Rogério Renato Mateucci.

Ao receber o certificado, o Reitor manifestou a alegria da PUCPR ser hoje uma “Universidade Azul”, entendendo que tal fato expressa a identidade e missão da Instituição nos seus compromissos para com a vida do planeta, sendo a água um elemento essencial para isso.

A PUCPR desenvolverá um plano de ação para realizar os objetivos previstos, que está à disposição para colaborar com a rede das Comunidades Azuis espalhadas por todo o mundo.

Autoridades presentes

Reitor da PUCPR e autoridades recebem certificado azulPUCPR

Reitor: Ir. Rogério Renato Mateucci;

Prof. padre Elias Wolff;

Chefe de Gabinete: José André de Azevedo;

Gerente de Identidade e Missão: Diogo Pessoto.

Membros do Clube da Água

Eva Gislaine, Kemuel Andrade e João Santiago

Autoridades presentes de maneira remota
Dinesh Suna, da Rede Ecumênica da Água do Conselho Mundial de Igrejas (Genebra), e a Coordenadora Mundial do Projeto Blue Community, Marcela Oliveira.