Destaque - 19 out 2022

Casa de Francisco e Clara PUCPR é inaugurada para integrar a Universidade à Comunidade

Oficinas educacionais serão realizadas no espaço para conectar pessoas e ideias

Inauguração casa Francisco e Clara

A Casa de Francisco e Clara PUCPR é um novo espaço para integrar a Universidade com a comunidade, indo além dos muros da Instituição. A inauguração da Casa foi realizada dia 4 de outubro, data em que se celebra o dia de São Francisco de Assis. Em breve, serão realizadas oficinas e demais eventos educacionais.

Entre as autoridades estavam presentes o Provincial da Província Brasil Centro-Sul, Ir. Benê Oliveira, o Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, a Secretária Municipal de Educação, professora Maria Silvia Bacilla e o Presidente da Associação de Moradores da Vila Torres, Tanaka.

Quinteto de cordas da PUCPR“A Casa de Francisco e Clara é uma proposta de tornar a PUCPR mais próxima, mais fraterna e mais inclusiva. A Universidade habita uma Casa, um lugar comum e aberto para o desenvolvimento das pessoas, dos projetos de mudança econômico-social, e de valorização da vida, do território e da Casa maior, nossa Casa Comum”, comenta Irmão Rogério Renato Mateucci, Reitor da PUCPR.

A inauguração da casa também contou com a participação do quinteto de cordas da PUCPR, dos jovens da ONG Passos da Criança, das lideranças da Vila Torres, da Prefeitura de Curitiba, da PUCPR e do Instituto Marista.

O projeto vai ao encontro do movimento da Economia de Francisco e do Pacto Educativo Global, que surge da realidade territorial da comunidade como espaço popular de organização estratégica em torno da pedagogia do encontro. Cumpre às universidades o desenvolvimento de espaços formativos e experienciais que considerem as necessidades de sua comunidade.

“Economia significa o nosso cuidado com a Casa Comum e o modo como colocamos nossa força para gerar resultados comuns. Falar de Economia do Conhecimento, significa que queremos, de forma democrática, aberta e ampla, compartilhar sabedorias e boas práticas na comunidade para darmos pequenos passos em direção à transformação da nossa realidade”, explica Ricardo Pereira Alves do Nascimento, referência para a Casa de Francisco e Clara.