Destaque - 16 jun 2020

PUCPR desenvolve algoritmo que prevê novos casos de coronavírus em Curitiba

Modelo matemático desenvolvido por pesquisadores da Universidade combina dados sobre a evolução da doença com Inteligência Artificial

Algoritmo que prevê casos de coronavírus PUCPR
Ferramenta criada na PUCPR mostra a previsão de novos casos em Curitiba.

Desde o início da pandemia, a PUCPR tem se mobilizado para contribuir com a sociedade por meio de ações efetivas contra o coronavírus. A mais recente é o desenvolvimento de um algoritmo que prevê os novos casos de Covid-19 na capital paranaense para os sete dias seguintes.

O projeto foi desenvolvido por pesquisadores das áreas de Saúde, Gestão Urbana e Informática da PUCPR, com base em estudos científicos já produzidos sobre a doença nos EUA e Europa. A ferramenta está em testes há um mês e combina dados sobre a evolução da doença em Curitiba com Inteligência Artificial, por meio da aprendizagem de máquina (machine learning). Desta forma, a previsão de casos é feita com base no histórico, mas conforme a dinâmica da doença muda, a máquina consegue aprender o novo comportamento e atualizar a estimativa.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR, Paula Cristina Trevilatto, destaca a importância da contribuição social da pesquisa acadêmica em um cenário como o atual, em que há tantas incertezas. “Além de fomentar a pesquisa multidisciplinar na instituição, aplicada à solução de problemas da sociedade, o modelo auxilia a tomada de decisão por meio de análise de dados e evidências científicas”.

Entre os mais de dez fatores analisados pelo algoritmo estão o número de casos confirmados, óbitos, pessoas recuperadas, taxa de propagação do vírus (também conhecido como Rt), e a disponibilidade de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na cidade.

Ferramentas baseiam cientificamente as decisões

O modelo matemático foi desenvolvido para apoiar as ações da Universidade, mas já se mostrou útil para outras instituições de ensino e empresas que queiram se basear em dados científicos.

O algoritmo integra um esforço de resposta da Universidade formado, também, pelo desenvolvimento de um painel de monitoramento de dados sobre o avanço da doença e um protocolo de aproximadamente 100 páginas para tomadas de decisão.

Este protocolo usa a analogia do “semáforo” com as cores verde (situação mais favorável), amarelo, laranja e vermelho (lockdown) para sinalizar os riscos atribuídos às deliberações, de acordo com as informações fornecidas pelas outras ferramentas, e avaliar um possível retorno de atividades presenciais.

Além de toda a pesquisa, a Universidade também tem monitorado a saúde de estudantes, professores e colaboradores por meio de pesquisas rotineiras, realizadas online e em conformidade com a legislação de proteção de dados pessoais.

IA presente no dia a dia da Universidade

A Inteligência Artificial, parte fundamental e estratégica do desenvolvimento do algoritmo, é uma tecnologia presente na pesquisa científica da Universidade há algum tempo. Em maio, a PUCPR foi reconhecida, em um estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), como a instituição privada de ensino superior que mais publica pesquisas sobre Inteligência Artificial no país. No estado do Paraná, a Universidade também se destacou, ficando em terceiro lugar entre universidades públicas e privadas. Foram analisadas publicações de 2014 a 2018.

A pesquisa científica é um dos pilares da PUCPR, que investe no desenvolvimento de estudos e na formação de pesquisadores em todas as áreas do conhecimento.  “Os pesquisadores da PUCPR estão focados na realização de pesquisas aplicadas e relevantes para a sociedade”, explica a pró-reitora. Desde o início da pandemia, professores e pesquisadores da PUCPR se debruçaram sobre projetos de combate ao coronavírus.