Destaque - 06 nov 2023

Projeto Comunitário promove imersão cultural para beneficiários de instituições sociais

Estudantes realizaram ação social em parceria com a PUCPR Cultura

Projeto Comunitário ação social em parceria com PUCPR Cultura

Neste semestre, estudantes inscritos na ação social “Mediação cultural e oficinas de artes”, do Projeto Comunitário, puderam auxiliar desde o planejamento até a prática de oficinas de artes ofertadas para públicos variados.

Nesta atividade, eles receberam e acompanharam beneficiários de instituições sociais para uma visita à exposição do Centro Cultural da PUCPR, auxiliando e estimulando esses grupos a se expressarem por meio da arte. Participaram destas oficinas, os beneficiários da Escola Especializada Primavera; do Instituto Beija-Flor (IBF) e do Núcleo de Aprendizagem da Pessoa Idosa (NAPI).

A estudante de Artes Visuais, Julia Leite Goes, contou como foi a experiência. “Fizemos o planejamento das mediações e oficinas de artes para alguns grupos de diversas faixas etárias e instituições. Primeiro tivemos o momento de mediação, depois levamos esse grupo para a oficina que era baseada na exposição que está acontecendo aqui na PUCPR. Foi bem surpreendente e muito bom, pois como foram grupos diversos, o primeiro com idosos e o último com crianças, o jeito de falar e como eles reagem é bem diferente”, relatou.

estudantes do Projeto Comunitário ação social em parceria com PUCPR Cultura“Gostei muito dessa experiência, pois como eu faço Artes Visuais e é na área de mediação artística, eu fiquei bem empolgada. Descobri um novo âmbito que eu gosto. Tiveram alguns desafios, pois é difícil falar com o público, ainda mais tão diversos quanto esse, mas com certeza é um bom local para se desenvolver, testar coisas novas. As pessoas do Centro Cultural são muito abertas e foi muito bom trabalhar com eles, além disso foi uma oportunidade de conhecer esse espaço da PUCPR”, destacou Julia.

Para o estudante de licenciatura em Música, José Victor Cruz Pavan, foi uma experiência enriquecedora. “O contato com os beneficiários foi a maior diversão possível. Em um primeiro momento fica um pouco de dúvida, pois não é muito a nossa área, mas conforme as pessoas, faixa etária e as características diferentes vinham, uma experiência era mais divertida que a outra e ver eles realizando a oficina final, o que eles expressavam foi bastante surpreendente. Além disso, me surpreendeu por conta da questão de enriquecimento cultural, do que a gente se aprofundou, conversou e planejou”, falou.

Para melhor aproveitamento da atividade, a equipe da PUCPR Cultura ministrou uma formação aos acadêmicos e auxiliou na construção do conteúdo, além de participar de todo o acompanhamento durante as atividades.

Por meio do Projeto Comunitário, realizado durante a graduação na PUCPR, estudantes desenvolvem ações sociais e identificam políticas institucionais de atendimento a diferentes públicos. Dessa forma, além de formar profissionais capacitados, também forma cidadãos agentes na colaboração para uma sociedade melhor.

estudantes e crianças em atividade do PUCPR Cultura no Projeto Comunitário